Comitê ODS local é lançado em São Bento do Sul




Nesta sexta-feira, 25, foi lançado o Comitê ODS em São Bento do Sul. O movimento se fortalece na região, compreendendo os municípios de Corupá, São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Mafra. A partir deste momento, o comitê vai fortalecer as ações na região, bem como, ampliar o número de empresas e pessoas signatárias para aderir a essa iniciativa que conecta os três setores da sociedade (governo, empresas e organizações sem fins lucrativos).
Participaram do lançamento, o coordenador do Movimento ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, a coordenadora de mobilização estadual Camile Rebeca Bruns, e Fernando Barbosa dos Santos, coordenador adjunto de mobilização estadual. O coordenador falou da Semana Estadual ODS que acontece nesta semana, reunindo 80 ações dos comitês locais. Ele apresentou detalhes do movimento destacando que a missão é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das empresas e na prática das organizações de Santa Catarina. “O que a gente quer na verdade é ter uma sociedade, uma economia e o meio ambiente sustentável. Queremos que isto esteja equilibrado” conta.
O Movimento compreende seis categorias: empresas, pode público, instituições de ensinos, organizações de classe, pessoas físicas e sociedade civil sem fins lucrativos. A governança é administrada pelos signatários, conselho fiscal, coordenação estadual e comitês locais, com foco de atuação que é ampliar, fortalecer, unir e aparecer. Até novembro, Santa Catarina contará com 13 comitês locais e mais de 600 signatários.
Camile Rebeca Bruns, coordenadora de mobilização estadual, parabenizou o grupo pela criação do comitê local e destacou a importância das parcerias. “Trabalhar com os ODS é trabalhar com parcerias. Não existe uma receita pronta, nós temos algumas diretrizes, mas na verdade a gente aprende fazendo”.
Conheça a coordenação do Comitê:
Gabriela Regina Varela – Núcleo de Responsabilidade Social ACISBS – Coordenação Geral
Ivana Weihermann – FIESC – Adjunta coordenação
Luiza da Silva – Signatária Pessoa Física – Coordenadora de Comunicação
Joari Vepech – ACISBS – Adjunto comunicação
Marcia Gracietti Uba Chupel – JCI São Bento do Sul – Coordenadora de Mobilização
Cristiana Maria Demarchi Hastreiter – Consórcio Intermunicipal Quiriri – Adjunto Mobilização
Signatários Comitê local:
Eurico José dos Santos
Observatório Social de Rio Negrinho
Leoni Fuerst
Jamile Neumann Costa
Luiza da Silva
JCI São Bento do Sul
Associação Empresarial São Bento do Sul (Acisbs)
Consórcio Intermunicipal Quiriri
Unimed Planalto Norte
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)
Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Universidade da Região de Joinville (Univille)
Saiba mais sobre o comitê local pelo e-mail joari@acisbs.org.br ou 99276.4392.
Fabiane Pickusch Costa
Jornalista Acisbs
(47) 99255.4358
fabiane@acisbs.org.br