Compartilhe
As Reformas tributária e trabalhista, governança corporativa e gestão jurídica foram alguns temas em pauta na primeira reunião do Comitê Jurídico da nova gestão da Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC) que aconteceu nesta sexta-feira (27/10), em São José na sede da Associação Empresarial da região metropolitana de Florianópolis.
Recepcionados pelo presidente Jonny Zulauf, representantes jurídicos e integrantes das Associações Empresariais de Santa Catarina assistiram as apresentações dos especialistas nos temas relacionados ao setor empresarial. “Não podemos ficar só nos nossos escritórios, precisamos sair e participar ativamente das questões de interesse do setor empresarial. A nossa Federação está cada vez mais ativa e ficará mais consistente com a participação jurídica. Por isso queremos uma participação concreta para construções conjuntas”, declarou o presidente. O vice-presidente para assuntos Jurídicos, André Chedid Daher, também prestigiou o evento que contou ainda com a presença do vice-presidente de infraestrutura, André Gaidzinski.
A reunião iniciou com a apresentação da advogada tributarista, Márcia Luz, que trouxe para o debate a Reforma tributária, que tem como premissas a manutenção da carga tributária nacional a preservação da arrecadação tributária dos entes federativos, a diminuição da parcela da arrecadação obtidas das bases de consumo e folha de pagamento, e a transição confortável do sistema tributário atual para o novo. “A Reforma tributária está caminhando a passos curtos. Procuramos buscar alternativas jurídicas e políticas para os associados. Não basta apenas analisar e criticar, mas juntos, como profissionais jurídicos podemos e devemos nos unir para buscar medidas que possam contribuir para a Reforma Tributária”, declarou a advogada.
Consultor especializado em governança corporativa para empresas familiares, Domingos Ricca, apresentou o tema aos participantes do encontro. Entre outros aspectos, Ricca destacou a transparência como fator primordial para a temática da governança.
A advogada consultora em gestão e marketing para advogados, Camila Berni, falou sobre a “Gestão de Escritório de Advocacia”, e destacou a importância da visão de negócio para as empresas do setor. “Precisamos investir em marketing. Transformar os escritórios em castelos, pois todos os castelos tem uma ponta de torre como referência e os escritórios também precisam ter uma referencia no seu negócio para orientação do mercado”, exemplificou a palestrante.
Adriano Luiz Bulso, contador, auditor e consultor tributário especializado em recuperação de créditos tributários administrativos de PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, IPI, INSS e ICMS, em todos os ramos empresariais, com mais de 15 (Quinze) anos de experiência em Planejamento Tributário, falou aos integrantes do Comitê sobre a “Recuperação de Créditos Tributários Administrativos”.
No período da tarde o vice-presidente para assuntos jurídicos, André Chedid Daher e a advogada Lethícia Ferreira apresentaram alguns aspectos relevantes sobre a Reforma trabalhista e as implicações jurídicas. “A Reforma ainda é muito incerta”, declarou o vice-presidente.