Comissão Pró Ponte Barra do Guarita-Itapiranga é recebida em horizontina




Liderada pelo prefeito de Barra do Guarita Rodrigo Locatelli, a comissão que trabalha para buscar apoios para viabilizar o projeto de construção de uma ponte interestadual sobre o Rio Uruguai ligando os estados do RS e SC, através na BR 163 Barra do Guarita/Itapiranga foi recebida na sexta-feira, dia 20/08, em Horizontina.

Junto com Locatelli estava o presidente da Associação Comercial do município de São João do Oeste, Joel Follmann e o prefeito de Derrubadas -RS, Alair Cemin, cidade onde localiza-se o Salto do Yucumã, e a consultora de atuação regional da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) Márcia Tonet.

Da reunião tomaram parte o prefeito de Boa Vista do Buricá e presidente da AMUFRON – Joãozinho Sehnem, vice-presidente da AMUFRON e prefeito de Horizontina Jones Cunha, vice-prefeita Zuleika Wehner e o diretor da fábrica da John Deere de Horizontina Gladimir Ammes.

As lideranças locais conheceram a construção do projeto, que neste momento encontra-se em fase da federalização do trecho da BR 163 que liga os dois estados, e obteve aprovação de ambas as assembleias legislativas para os estudos. Os gestores da iniciativa pela nova ponte, buscaram além da adesão dos municípios da região em apoio, que os mesmos façam sua defesa junto aos deputados federais e senadores, além de ouvir sugestões.

Gladimir Ammes antecipou que a nova ponte encurta caminhos para o centro do país, e que a empresa vê com bons olhos a mobilização, já que é apartidária e envolve além do setor político o setor empresarial.

Os prefeitos Sehnem e Cunha destacaram que a proximidade se amplia e a logística melhora com o projeto, considerando a conclusão da RS 305 Horizontina, Crissiumal até Três Passos. A obra inicialmente projeta essa distância mais curta, mesmo utilizando rodovias como a BR 472, RS 210 e BR 468.

Ao final do encontro a comissão recebeu apoio, colheu sugestões das lideranças locais e brevemente o pleito será encaminhado em Brasília. A nova ponte permite melhorias nos aspectos econômicos, culturais e sociais integrando várias regiões municipalistas.

 

Fonte da notícia e fotos: Assessoria de comunicação da prefeitura de Horizontina