Compartilhe
Encontro discutiu avanços e desafios na saúde e contou com lideranças reginais da área
A Associação Empresarial de Chapecó (ACIC) foi a anfitriã da Plenária Regional Oeste da FACISC, na noite desta quarta-feira (17). O tema principal foi a saúde no Oeste catarinense, com uma apresentação do secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi Silva, que detalhou as principais ações do governo na área, com foco na evolução dos pleitos prioritários da regional Oeste no Programa Voz Única 2022. Entre os destaques, estavam a ampliação do credenciamento de referências de alta complexidade pelo SUS para os hospitais de Concórdia para Oncologia, ampliação do hospital de Xanxerê e credenciamento para cardiologia em Chapecó, além da ampliação de leitos neonatais e melhorias nos hospitais de pequenos municípios.
O encontro contou com a presença do presidente da Facisc, Elson Otto, do vice-presidente regional Vilson Piccoli, diretores da entidade, presidentes e diretores das associações empresariais da região, representantes dos hospitais São Paulo de Xanxerê e São Francisco de Concórdia, além do presidente da diretoria executiva da Associação Hospitalar Lenoir Vargas de Oliveira (ALVF) de Chapecó, e do diretor estadual do SAMU. O presidente da Acic Chapecó, Helon Rebelatto, deu as boas vindas e convidou a todos para a feira Desbravale, que traz a inovação como essência.
O secretário de Estado explorou os investimentos feitos pelo estado nos hospitais da região e a ampliação do atendimento, especialmente em cirurgias eletivas. Ele reconheceu a dívida histórica do estado com o Grande Oeste em relação à falta de investimentos em saúde, destacando que a região conta com apenas 90 leitos de UTI. Sobre o Hospital Regional do Oeste (HRO), Silva destacou mudanças na gestão e afirmou que a Secretaria precisa agir de forma diferente para resolver a constante falta de recursos, ao tempo em que reconhece o HRO entre os três mais importantes de Santa Catarina, bem como analisa a viabilidade de credenciá-lo para referência em cardiologia. Ele também mencionou que o Estado assumiu a gestão do Hospital da Criança, pois entende que a região precisa de atendimento pediátrico e pretende ampliar e após isso fazer a instalação de tomografia e 20 leitos de UTI.
Para o Hospital São Paulo de Xanxerê, o secretário se comprometeu com a conclusão da obra do bloco II, assinando recentemente um documento para autorizar a continuidade da obra. Ele também abordou a necessidade de análise técnica para o credenciamento de oncologia no Hospital São Francisco de Concórdia, citando a exigência do parâmetro da Saúde de 1000 novos casos de câncer na região para implementar uma nova especialidade nesta área.
Milvo Zancanaro, diretor do Voz Única, reforçou a importância das associações empresariais apontarem necessidades e articularem pleitos locais para o desenvolvimento de suas cidades e pediu que todas as entidades desenvolvam o programa neste ano, sendo propositivos.
O presidente da FACISC, Elson Otto, destacou o papel dos líderes das ACIs em unir pessoas, articular demandas e mobilizar recursos para beneficiar os associados e a comunidade.
Vilson Piccoli, vice-presidente regional da Facisc, expressou satisfação com a participação massiva das ACIs e a representatividade da FACISC. Ele ressaltou a importância de pleitos já conquistados, como o credenciamento para CDI no Hospital São Paulo, com o apoio da Facisc e a necessidade de a classe empresarial se envolver em demandas locais. Piccoli enfatizou que a região não pode se conformar com recursos insuficientes e deve estar vigilante sobre o orçamento público, garantindo que cada vida seja valorizada igualmente em todas as regiões de Santa Catarina.
A Plenária Regional Oeste da FACISC foi uma demonstração clara do comprometimento das associações empresariais com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na região” finalizou Piccoli.