Compartilhe
A exposição O Legado de Jussara Guimarães, inciativa do projeto do Cultura ACIC, chega ao seu terceiro ato nesta quarta-feira, dia 11. O painel internacional: Europa Brasil – Integração da Cerâmica Artística está marcado para as 20 horas com o artista italiano, Giuseppe Della Giustina. Será abordada a história da cerâmica na Itália e sua história, bem como a relação de Della Giustina com o Sul do Estado.
O artista é natural da pequena cidade de Vittorio Veneto, mas nos últimos anos divide sua residência na Itália com o município de Morro da Fumaça. De acordo com o curador da exposição e artista plástico, César Pereira, Della Giustina é um artista detalhista em seus trabalhos e dará uma grande aula no que diz respeito a produção cerâmica. Della Giustina é professor de eletrotécnica e atua como artista há 40 anos.
Também será explanado sobre a Feira da Cerâmica e Agricultura Familiar realizada em Morro da Fumaça, onde foi fundado o Núcleo de Cerâmica Artística Olaria das Artes. Segundo Della Giustina, um dos integrantes do núcleo, essas feiras são uma tradição na Itália, sendo que a cerâmica tem uma importância social, fazendo bem para mente, sem contar que a produção de materiais cerâmicos promove a cidade em um ponto turístico.