Compartilhe
Planejamento, inovação e criatividade deram o tom a 6ª edição do Encontro Empresarial, que aconteceu nesta terça-feira, 11, sob o comando da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), em parceria com a FACISC e com o Sicredi. Neste ano, o evento focou em como superar os obstáculos em diferentes momentos da economia e também comemorou os 15 anos da entidade, que foi fundada em julho de 2002.
O presidente da entidade, Augusto München, lembrou para os mais de 200 empreendedores presentes que as dificuldades existem, mas que podem e devem ser superadas. “2017 não está sendo um ano fácil para os empresários, e por isso mesmo exige que a gente comece a agir de forma diferente. E o associativismo ganha ainda mais força neste cenário, incentivando a troca de experiências e possibilitando novas ideias”, diz.
O evento iniciou com apresentação do case nacional da marca Natura, com o Gerente de Mercado, Marcos Ponte, que fez um comparativo das mudanças ocorridas no cenário econômico nos últimos anos, focando também na questão da conectividade. “Quem sobrevive é aquele que melhor se adapta. Também incentivamos as nossas consultoras com prêmios, mostrando que elas têm motivo para estarem conosco”, diz. A multinacional WEG também foi destaque, através do Gerente de Marketing Deisne de Araújo, que apresentou a história da empresa, que foi fruto de um sonho de três amigos, que se uniram na década de 60 e fundaram a Eletromotores Jaraguá, que anos mais tarde se tornou a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.
Cenário da economia estadual
No final da manhã aconteceu o esperado painel que debateu o cenário econômico estadual, com a moderação do economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues. Antes da participação dos painelistas, ele pontuou os números que indicam o fim da recessão e o início de um novo momento, com juros em queda, inflação baixa, diminuição do risco-país, aumento de valor de mercado das empresas listadas em bolsa de valores e o retorno gradativo de investimentos externos diretos. Salientou ainda a diminuição do chamado déficit externo que o país apresentava ao longo da última década e que vem sendo reduzido a passos largos.
No contexto estadual, o economista da Facisc registrou o fato de Santa Catarina não ter aumentado a alíquota interna do ICMS, não estar em uma situação de debilidade das contas públicas como ocorre em outros estados e frisou os últimos dados positivos da economia catarinense “No primeiro quadrimestre de 2017, Santa Catarina cresceu 2,4% em atividade econômica, registrou crescimento de 3% da produção industrial, 14,5% no volume de vendas do comércio e 8,4% no Turismo, setor esse fundamental para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e de Balneário Camboriú”. Porém, ele não descartou os efeitos negativos que a crise ainda apresenta e chamou atenção ao cenário político brasileiro conturbado, mudanças no contexto internacional, além de apontar o desemprego , que atinge pouco mais de 14 milhões de brasileiros.
Um dos participantes do painel foi o sócio fundador e franqueador da rede de idiomas Rockfeller Language Center, André Belz, que salientou que o objetivo é atingir 50 unidades até 2018 e 100 em quatro anos. O empresário reconheceu a concorrência, mas destacou seus diferencias e lembrou que a Rockfeller não vende apenas aulas de idioma, e sim sonhos, desejos e oportunidades. “Um de nossos desafios é fazer os alunos ficarem mais tempo conosco, já que a maioria fica apenas um ano, enquanto os cursos rápidos duram em média dois anos. Temos dados que comprovam que 75% dos brasileiros querem cursar inglês e preferem fazer isso em turmas. Ou seja, temos uma grande oportunidade em nossas mãos”, afirmou.
O Grupo Algar Telecom destacou o crescimento da empresa, considerando que telefonia e internet nunca deixam de serem procuradas. O foco é investir cada vez mais em Santa Catarina, Estado que o Grupo considera de grande potencial. Pensando nisso, em 2015 a Algar Telecom comprou uma empresa de telecomunicações com sede em Balneário e passou a cobrir os serviços que ela prestava, aumentando os serviços, tanto na linha de telefone, como móvel e internet.
Encerrando o painel, o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Francisco Antônio dos Anjos, defendeu a economia criativa aliada ao turismo. “Para se manter é preciso inovar. Mesmo em um destino turístico de sucesso, como é o caso de Balneário, ainda há muito o que se explorar, como museus, artesanato, apresentações de teatro, música e dança, audiovisual, cinema, gastronomia e muito mais. A crise não nos atingiu tanto, mostrando o tamanho do potencial que temos no Estado”, finalizou.
Medalha Baltazar Pinto Correia
Um dos momentos mais aguardados foi a entrega da Medalha Baltazar Pinto Correia aos pioneiros Adolfo Karrer e Higino Pio, este último representado pelo filho César. Adolfo fundou a Contabilidade Karrer, que neste ano completa 50 anos e foi a primeira de Balneário – ainda em funcionamento. O segundo homenageado foi Higino, o primeiro prefeito eleito de Balneário Camboriú e morto na Ditadura Militar. Ele estabeleceu-se como comerciante e também era proprietário do Hotel Pio. O filho dele, César, afirmou que a homenagem é uma honra e traz uma grande felicidade para a família.
15 anos da Acibalc
Durante o almoço também foi celebrado o aniversário da entidade, fundada há exatos 15 anos. O prefeito de Balneário, Fabrício Oliveira, exaltou o quanto a Acibalc se doa em prol do município. “Balneário Camboriú é hoje a cidade que é por conta do trabalho de muitas pessoas, e definitivamente a Acibalc nos auxiliou nesse processo. Mesmo antes de ser prefeito, eu sempre prestigiei os eventos dessa importante entidade, que consegue congregar as melhores ideias e cases de sucesso, agregando valor e inspirando os empresários”, comentou.
Conversa de Negócios e palestras simultâneas
Na parte da tarde, houve o evento “Conversa de Negócios”, que reuniu empresários de diversos segmentos para troca de experiências e muito networking. Os temas foram diversos e fizeram sucesso, contemplando desde workshop sobre desempenho em vendas, como também palestras com dicas de como se tornar um investidor, como administrar da melhor forma microempresas, como atender com excelência e com foco em resultados.