Cases de sucesso e inovações em pauta na Assembleia Geral do Ceni




No último dia 05 de maio os integrantes do Conselho Estadual de Inovação reuniram-se para a 8ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho.
Recepcionados coordenador de evento, Eduardo Boering,  pelo coordenador do Núcleo de Tecnologia da Inovação ACII, de Itajaí Eder Carlos de Souza e pelo coordenador do Programa Empreender da FACISC, Gilson Savio Zimmermann, os participantes conheceram cases e apresentações relacionadas ao setor.

O encontro iniciou com a apresentação do  Núcleo de Tecnologia e Inovação da Associação Empresarial de Itajaí por Eder Souza e Oswaldo Fabeni. “Nossas principais atividades são a interligação junto ao Ecossistema de Inovação, como CENI, PEDEM, Polo da ACATE, Centro de Inovação de Itajaí, Comunidade de Inovação Costa Vale e na Associação Polotech”, detacaram.

Arthur Barbosa, Gestor da Investsmart XP, falou sobre as soluções do mercado financeiro para empresas de tecnologia e inovação. Especialista no assunto, Arthur abordou sobre a Macroeconomia e as possibilidades do escritório atuar em todas as áreas de investimentos. 

Os nucleados  Jefferson Ferro e Vinicius Freitas,  apresentaram o Case da SAKS, “Inovando na área de previdência privada: Como foi o processo da SAKS no recebimento de R$ 26 milhões de investimento”. Um negócio que é de Balneário Camboriú, os palestrantes pontuaram que, primeiro é preciso poupar para depois diversificar os investimentos.

Eduardo Gomes, Co-Fundador da Eletroblocks, falou sobre o caminho do financiamento coletivo para tirar a ideia do papel. O especialista explicou as formas de prospecção do negócio através de campanhas com o uso de ferramentas digitais, definindo custo do projeto demanda, criando gatilhos e flexibilidade, com um cronograma bem definido. Também mostrou um sistema de Kits de recompensa com valores diferenciados, prospectando a ideia inovadora. Ao final Eduardo destacou as lições aprendidas sendo elas a proximidade com o público alvo, o aprendizado sobre negócios, a visibilidade, a validação inicial do mercado, o investimento sem diluição de cotas e considerando as dificuldades como campanha de trafego pago com pouca utilização, a construção da comunidade, prática ainda pouco difundida no Brasil, que precisa alavancar meta de arrecadação no tempo estipulado.

 

Após as apresentações, a coordenadora estadual do CENI, Luciana Marotto Homerich,  falou um pouco sobre o Conselho, as coordenações e o importante papel de fomentar o ambiente de inovação por meio dos 15 núcleos em Santa Catarina.

Ainda no encontro a coordenadora falou sobre o lançamento oficial da Missão Empresarial para Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais,  que será realizada de 11 a 18 de setembro de 2022, com diversas atividades principalmente com o evento hackathon. “Será uma ótima oportunidade para fazer parcerias, contatos e principalmente uma semana de imersão em inovação”, ressaltou Luciana.

Na sequência foi apresentado o Programa de Aceleração de Núcleos, o PAN, pelo consultor Adriano Huebner que destacou a importância do Programa para colocar em prática as atividades planejadas pelos núcleos.  

O encontro finalizou com a apresentação de Ismar Becker que falou sobre a Plataforma Multiplica.me, que oferece oportunidades para gestão de comunidades e possibilidades de networking e rede de negócios e concluindo, o coordenador do Núcleo de Tecnologia de ACIP Pinhalzinho, Fábio Leandro Gialdi,  convidou a todos para a 9ª AGO do CENI a ser realizada na cidade no dia 08 de Julho de 2022.