Compartilhe
O desempenho da economia catarinense, divulgado na última Carta de Conjuntura da FACISC, foi apresentado nesta terça-feira (27/9), para os presidentes das Associações da Regional Norte da Federação.
Em uma parceria com a Associação Empresarial de Guaramirim – ACIAG, André Gaidzinski, vice-presidente para a Indústria da FACISC e Leonardo Alonso Rodrigues, analista econômico da Federação, apresentaram o Cenário Econômico e Perspectivas para Santa Catarina.
A reunião foi aberta para todos os presidentes de ACI`s da Regional Norte, diretores e associados interessados no tema.
Segundo o analista Leonardo Rodrigues, “traduzindo esse quadro, a taxa de desemprego no Estado atingiu 6,7% abrangendo 242 mil pessoas. A análise da conjuntura recente nos evidencia, considerando o aprofundamento da retração econômica no último semestre, que a economia de Santa Catarina deve continuar mostrando fragilidade no decorrer de 2016”. Ele ainda analisou que nesse contexto, a inversão desse momento permanece relacionada a uma melhora substancial da confiança no desempenho da economia para os próximos anos e na manutenção da melhora das contas externas, como vem ocorrendo, e nos efeitos favoráveis dos ajustes econômicos em curso no País.
Para o vice-presidente da Indústria da Facisc, André Gaidzinski, que também esteve presente em Guaramirim, não há nada de novo nos números. “Temos que retomar a confiança para retomar o crescimento econômico. Mesmo com a queda repetitiva de vários dados, precisamos analisar mais a fundo alguns indicadores e ver que em longo prazo podemos recuperar a economia e o crescimento”. Gaidzinski citou dado como a taxa Selic, IPCA, PIB e a produção industrial como referências para demonstrar que as expectativas de mercado já apontam sinais de recuperação.
Fonte: Jornal do Vale do Itapocu