Campanha do Núcleo de Academias de Chapecó motiva pessoas a doarem sangue




Conscientizar sobre a importância da doação de sangue, estimular e incentivar que mais pessoas tenham adesão voluntária a esse ato de solidariedade. Esse foi o objetivo do Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ao aderir à campanha de doação de sangue, realizada em parceria com o Hemocentro Regional de Chapecó (Hemosc).

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Angélica Filippini, a ação foi positiva, pois motivou 50 pessoas, entre alunos e colaboradores das academias nucleadas, a doar sangue. “Além de fazer o bem, nossa intenção foi plantar uma sementinha para que cada vez mais se crie a cultura da doação de sangue e que isso seja incorporado ao pensamento tanto das pessoas, quanto das empresas, tornando-se um hábito”.

O Núcleo de Academias aderiu à campanha de doação de sangue promovida anualmente pela ACIC, promovendo ações dentro dos estabelecimentos e nas redes sociais. As empresas nucleadas estimularam a doação entre os colaboradores e os alunos com objetivo de contribuir para manter a regularidade dos estoques de sangue do Hemocentro, principalmente neste momento de pandemia. “Foi um movimento importante para despertar o espírito de solidariedade, além de inserir as empresas na comunidade”, comenta Angélica.

As pessoas que se dispuseram a fazer a doação deixaram seu nome e contato com a coordenação da campanha. A lista foi disponibilizada ao Hemosc, que está entrando em contato para fazer os agendamentos e o cadastro das academias participantes. A coordenadora de Captação de Doadores do Hemosc em Chapecó, Eliana Ribicki, menciona que é fundamental que os interessados acessem o site do Hemosc para conferir os requisitos para doar e, estando apto, se candidatem e agendem sua doação. “Também é importante citar a academia que o estimulou para podermos quantificar as doações da campanha”, frisa.

Desde março o Hemosc está atendendo os doadores de maneira agendada para evitar aglomerações e garantir o fluxo contínuo de doadores e das tipagens que mais são necessárias. Eliana ressalta que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para a segurança dos doadores e que o agendamento pode continuar sendo feito pelos telefones (49) 3700-6401 e (49) 3700-6410 ou pelo site do Hemosc: www.hemosc.org.br.

Participaram da iniciativa as seguintes academias: Alive Academia, Aquatic Center, Conceito A Academia, Fitness Academia, Lead Academia, Academia Objetiva, Oxigênio, Passo a Passo, Qualitá Saúde, Three Cross Academia, Training Park Academia e Vida Ativa Premium. A campanha também teve apoio da Tasca que contribuiu na divulgação e nas inscrições dos interessados em fazer a doação de sangue.