Compartilhe
A edição de maio do Café com Ciência vai levar informações sobre “Diabetes e Exercícios Físicos” para a comunidade. Nesta quinta-feira, 18, o professor doutor da Unesc, Alexandre Pastoris Muller, vai abordar o assunto em palestra gratuita e aberta ao público em geral na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), às 19 horas.
“O que causa o diabetes mellitus, o efeito da obesidade, dieta e do sedentarismo como fatores principais para o desenvolvimento da doença e também de como os diversos tipos de exercício, aeróbio e anaeróbio auxiliam na prevenção e tratamento da doença são assuntos da palestra. Além disso, falarei também dos efeitos do diabetes e do exercício no sistema nervoso central”, comenta Muller.
Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. O diabetes é uma doença crônica e sem cura, mas é possível conviver com ele. O exercício físico, por exemplo, colabora com a qualidade de vida do paciente e ajuda a prevenir complicações da doença, segundo o professor.
O Café com Ciência é uma promoção da Acic e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc (PPGCS) voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da universidade.
Currículo do palestrante
Muller possui graduação em Educação Física e Mestrado e Doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica da UFRGS. Fez estágios no Instituo Ramon y Cajal de Madri-Espanha, na Universidade de Albany-EUA e na Universidade de Lausanne-Suiça. Atualmente é professor e pesquisador da Unesc e atua em linhas de pesquisa nos temas: Efeitos do exercício físico, envelhecimento e dietas no metabolismo periférico e no sistema nervoso central (SNC). Tendo como foco principal as ações neuroendócrinas, principalmente da insulina no SNC.