Compartilhe
Pioneiro em Santa Catarina, o município de Braço do Norte é referência na implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) desenvolvido pela Facisc operado pelo Instituto DEL.
O sucesso da ação no município tem chamado a atenção. Em setembro do ano passado, representantes de 22 cidades do Brasil, que iniciaram a implantação do programa, estiveram em Braço do Norte para conhecer as boas práticas em andamento.
A partir deste mês de fevereiro de 2023, o programa evolui para uma próxima etapa e Braço do Norte será novamente pioneira com o início da construção do Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD) por meio do DEL.
De acordo com o consultor do Instituto DEL (IDEL), Giovane Ferreira Pereira, a nova fase do programa pretende buscar um alinhamento dos projetos desenvolvidos pelas Câmaras Técnicas (CT) com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para que atendam o tripé da sustentabilidade e assim receber a certificação internacional. “O alinhamento com os Objetivos do Milênio e a busca de uma certificação internacional vai colocar a cidade em um outro patamar de sustentabilidade”, afirma o consultor da Facisc.
A nova fase do DEL pretende buscar a singularidade e garantir um posicionamento de longo prazo através da utilização do marketing municipal.
A implantação do Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD) vai iniciar com a análise situacional da sustentabilidade da cidade e outras ações como: alinhamento da política de desenvolvimento sustentável; cadeia de valores dos Campos de Competência; alinhamento dos projetos do DEL com os ODS; avaliação do desempenho do município no Programa Nova Agenda Urbana; elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável; participação no prêmio Município Sustentável.
O PMD atende algumas diretrizes:
Diversificação
Visa a criação de empresas dos setores secundário e terciário, criadoras de riqueza e de emprego, permitindo fixar população e aproveitar recursos endógenos transformando-os em fatores de competitividade.
Sustentabilidade
Estratégia de indução ao desenvolvimento, que satisfaz as necessidades das gerações vindouras satisfazerem as suas próprias necessidades. Implica na integração equilibrada dos sistemas econômico, sociocultural, ambiental e dos aspectos institucionais relacionados ao conceito atual de boa governança.
O DEL
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) consiste no envolvimento representativo da comunidade e se baseia no fortalecimento do diálogo entre governo local, empresários e sociedade civil, que planejam e implementam, em um conselho de desenvolvimento econômico, um conceito de desenvolvimento sustentável prazo estabelecido para esse fim.
O processo de implantação do programa teve início em dezembro de 2015 em Braço do Norte, sendo pioneiro como o de mais rápida realização no Estado. São cerca de 120 voluntários envolvidos, os quais formaram um conselho consultivo composto por 30 representantes de entidades. O prefeito é o presidente de honra do conselho.
O programa também envolve profissionais de diversas áreas, que fazem parte de oito câmaras técnicas de setores específicos. Juntos, os voluntários elaboram projetos e ações que planejam a cidade para os próximos 20 anos. Até o momento já são mais de 70 projetos elaborados pelas Câmaras Técnicas, sendo alguns já concluídos, outros em andamento e outros em construção.