Compartilhe
A reunião do mês de abril, do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho contou com a apresentação de dois cases da área, no quadro ‘Qual a sua prática na construção da cultura de Saúde e Segurança da sua empresa?’. Os profissionais da Buddemeyer e Móveis Serraltense falaram das ações nas empresas. A coordenadora Célia Maria Maia, da 3 Irmão, fez a abertura e deu as boas-vindas. “Estamos retornando esse formato de compartilhamento de experiências. Acredito que vamos adotar com mais frequência essa troca de boas práticas. A área de saúde e segurança é algo permanente nas empresas, a cultura é demorada e vai sendo construída ao longo do tempo, não tendo um tempo certo para sua consolidação”.
O primeiro a falar foi Henrique Furst Drevek, da Buddemeyer, que contou que ao longo dos 70 anos, a empresa fortalece o envolvimento de colaboradores nas rotinas de segurança. “Valorizamos o colaborador não apenas em dar voz, incentivamos a cultura da segurança, da importância dela para todos” destacou. Ele contou que os setores e turnos contam com ginástica laboral, não sendo obrigatório, mas com grande incentivo para que todos participem. A empresa possui comitês de ergonomia e meio ambiente, que se reúnem com frequência para promover as melhorias em cada setor. “São formados por colaboradores e trazem bastante resultado”. Segundo Henrique, a Cipa também tem uma participação fundamental, pois no caso de acidentes de trabalho, participa do processo de investigação e orientação. A Buddemeyer conta ainda com grupos de melhorias, que anualmente são premiados pelas melhores ideias. Bastante ativa na empresa, a Brigada tem a participação de 103 voluntários e realiza treinamentos e capacitações. O profissional destacou também, a importância de a liderança estar engajada, hoje cinco profissionais fazem parte do setor da empresa.
Da Móveis Serraltense, Jaqueline Ouriques e Ester Maria da Silva, falaram que a implantação do departamento de saúde e segurança do trabalho é recente na empresa, nos últimos cinco anos, as ações têm sido intensificadas. “Hoje a empresa possui cerca de 230 colaboradores e a cada ano ampliamos a atuação da equipe técnica”. As profissionais comentaram que é sempre difícil o trabalho de conscientização, pois cobrar o uso do EPI e o uso correto, fazem da função uma luta diária. “É difícil fazer as pessoas entenderem que é para a saúde delas e não apenas pelo bem da empresa. Porém, hoje, as pessoas estão mais conscientes e conseguimos visualizar nas estatísticas uma redução nos acidentes e doenças do trabalho na empresa”. A Serraltense também conta com Cipa e Brigada, que juntamente com os técnicos, trabalham na conscientização dos colaboradores. A empresa realiza protocolos de integração de segurança com orientações de como funciona na prática, no posto de trabalho. “É um processo que necessita ser trabalhado em conjunto para obter bons resultados”, destacam.
Núcleo de SST – Em atividade desde 2003, o Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho é composto por técnicos de segurança das empresas associadas. Para participar, o contato é caroline@acisbs.org.br ou 99276-2142.