Compartilhe
Nesta quinta (25/03) foi a vez dos representantes das associações do Extremo Oeste se reunirem para mais uma plenária da Facisc.
Liderados pelo vice-presidente, Maykel Frey, os representantes tiveram na pauta algumas das bandeiras regionais apontadas no Projeto Voz Única, como a obra da ponte entre Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS e o asfalto da fronteira.
Coordenador do Movimento Pró ponte, o prefeito de Barra do Guarita/RS, Rodrigo Locatelli Tisott, fez um relato das ações que vem sendo realizadas para a realização desta importante obra para o desenvolvimento da região, como por exemplo, o encontro recente com o senador Jorginho Mello, que se comprometeu em falar com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tirar a federalização da gaveta.
“Esta ponte entre Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS trará uma série de vantagens com o desenvolvimento para a região pois certamente movimentará a economia. Nossa região é uma grande produtora, mas nem sempre os recursos ficam aqui. Já demos importantes passos e partimos agora para uma nova fase deste movimento. Porém, temos consciência de que, no momento nossa maior obra é combater o coronavírus”, destacou Rodrigo.
ACI Anfitriã
Anfitrião do encontro, o presidente da ACIPA de Iraceminha, Renato Sochtig relatou que apesar da pandemia a ACI tem conseguido se reinventar e conquistou resultados positivos no município.
Presente no encontro, o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, ressaltou que a Federação está à disposição de todas as entidades. “Contem com a nossa Federação, pois queremos estar próximos e trabalhar em conjunto”, declarou.
Espaço Facisc
No espaço reservado para as ações da Federação, a consultora comercial da Facisc na região, Geisilaine Morás, apresentou os resultados financeiros das soluções empresariais na região, as novas soluções que serão lançadas na Convenção das Soluções. Consultor do Programa Empreender, Osvaldo Mota, deu um panorama do Programa Empreender na região que conta com 54 núcleos ativos. E a consultora de atuação regional, Márcia Daniel Tonet também apresentou um panorama das 12 ACIs da regional, as atividades que vem sendo realizadas com executivos, presidentes e diretorias das entidades dando apoio, orientação e planejando ações para o fortalecimento do associativismo local. Também destacou o trabalho realizado individualmente com diretores das ACIs para o engajamento de lideranças.
O superintendente institucional, Gilson Zimmermann falou sobre a participação efetiva da Facisc junto ao grupo econômico do governo levando as demandas empresariais neste momento de pandemia. Também lembrou sobre os encontros realizados com secretários de estado e parlamentares em busca de melhores condições de trabalho para o setor empresarial e ainda sobre a participação da Federação no consórcio para a compra de vacinas.
DEL Turismo
O Programa DEL Turismo também foi pauta do encontro. O consultor da Federação, Osmar Vicentin, apresentou o programa aos representantes das associações e as vantagens de levá-lo aos municípios. “Nos próximos meses certamente teremos um movimento de retomada da economia e o turismo sustentável pode ser um grande atrativo para os municípios. A ideia é que, por meio dos Conselhos municipais, o turismo possa ser pensado em longo prazo e que as ACIs façam parte disso”, ressaltou.
O encontro também contou com a presença do representante do Conselho Superior, Ernesto João Reck e dos integrantes da diretoria da Federação Janelise Royer, Elson Otto, Ricardo Harger, Volmir Marcos Voltolini e Poliana de Oliveira que fez um relato das ações do Conselho Estadual da mulher Empresária (Ceme), como o evento Mulheres que fazem história realizado pelo dia internacional da mulher o Onda mentoria, que ainda será realizado.