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O Canal da Baia da Babitonga foi o tema central da reunião promovida pela Facisc nesta quarta-feira, 31/7, entre o Governo de SC, através das secretarias de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e de Meio Ambiente e Economia Verde (Semae), representantes das associações empresariais de Araquari, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e Joinville, diretores da Federação, além das equipes técnicas.
O presidente da Facisc, Elson Otto, explica que a reunião faz parte de uma série de encontros promovidos pela Federação para promover a discussão em torno de um dos temas de maior impacto para a região Norte de SC e também para o estado, pois impacta diretamente na questão logística. “Nós precisamos continuar a lutar pelas causas que entendemos como primordiais para o desenvolvimento do nosso estado. A Baía da Babitonga é essencial para o corredor logístico catarinense. É uma demanda que precisamos nos mobilizar e aprimorar o diálogo para que o assunto tenha a atenção necessária”.
O alargamento e aprofundamento do Canal da Babitonga já são temas discutidos pelo meio empresarial e pela gestão pública. Uma Parceria Público Privada poderá viabilizar a obra. O modelo, inédito no Brasil, que envolve o Governo de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, precisa ser aprovado pelo órgão federal e também necessita de licenças ambientais do Ibama. A obra de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal externo que dá acesso aos Portos de São Francisco do Sul e de Itapoá aumentará a profundidade dos atuais 14 metros para 16 metros e permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros de comprimento. Hoje o complexo portuário recebe navios com até 310 metros de comprimento.
“Essa é uma obra necessária há mais de uma década. Estamos com pelo menos cinco gerações de navios atrasados e com essa PPP vamos contribuir para garantir a eficiência logística de Santa Catarina. Se não tivermos uma logística eficiente não haverá uma indústria forte e não haverá crescimento econômico”, reforçou o secretário Beto Martins.
O secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta, disse que a secretaria tem como grande desafio o desenvolvimento das atividades e preservação do meio ambiente. “O empresário catarinense sabe da importância da preservação ambiental e do desenvolvimento”. Dalla Costa explicou que a Baia da Babitonga tem uma sistemática de proteção e é necessário trazer para a mesa para chegar a uma solução que priorize o desenvolvimento sustentável.
Conforme o protocolo de intenções já assinado entre as partes, a obra será custeada pelo Porto Itapoá, que terá o investimento devolvido com desconto nas tarifas portuárias.
O empresário de Joinville José Mário Gomes Ribeiro disse que é importante a retomada pelo Estado das discussões para o zoneamento ecologico e econômico da região, destacando o potencial econômico da região e gargalos de portos.
A participação de Beto Martins na reunião foi o último ato público como secretário. Ele assume nesta terça (6), vaga como senador no lugar de Ivete da Silveira (MDB), por quatro meses, até 30 novembro. Ivan Amaral assume como secretário titular da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias.