Compartilhe
Avelino Lombardi e Renato Medeiros, reeleitos para a gestão 2019-2021 da Acib (Associação Empresarial de Blumenau), tomaram posse nesta segunda-feira (27). Também foram renovados 1/3 do Conselho Deliberativo (nove membros), o Conselho Fiscal (seis membros, sendo três titulares e três suplentes) e a Diretoria (15 membros), além dos coordenadores de Núcleos Empresariais.
Em seu discurso, Lombardi voltou a reiterar a necessidade de união da classe empresarial e disse que termina a primeira gestão com algumas frustrações, uma vez que não teve êxito na efetivação de uma unicidade maior entre as entidades. Também se disse preocupado com o momento que o país está vivendo e a dificuldade de governabilidade que o governo enfrenta. “Vemos os bons se calando e os maus fazendo barulho. Entendemos que a classe produtiva precisa entrar em campo e jogar para mudar a forma de governar dos políticos”, apontou. Lombardi cobrou, ainda, mais agilidade na duplicação da BR 470 e mais recursos para a saúde. “A nossa entidade não se furtará de buscar o apoio efetivo das demais para formar a união que precisamos a fim de mostrarmos a força que temos”, observou.
Representando a Facisc, Alaor Tissot, parabenizou a nova gestão e disse acompanhar as dificuldades da região. “Estamos com 245 meses e a BR 101 ainda não está completa. Lá tinha 17 empreiteiras. Foram mais de 10 anos. Escuto esse discurso desde 1994. Provavelmente quando vocês não tiverem 30% do PIB do estado, tiverem 100%, talvez concluam sozinhos essa obra. A culpa é nossa, que não exigimos o planejamento e a execução de uma obra como esta!”
O deputado estadual Ricardo Alba, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, elogiou o papel fundamental da Acib no desenvolvimento da região e como um exemplo de associativismo. “É um momento de união de forças, de convergência, consenso para o desenvolvimento”, destacou.
O secretário adjunto de Estado de Desenvolvimento Sustentável Amandio João da Silva Júnior, representando o governador do Estado, Carlos Moisés, revelou compromisso com a principal bandeira da Acib, a duplicação da BR 470. “Posso afirmar que a bandeira número um do governador é infraestrutura, porque onde há infraestrutura há desenvolvimento”, explicou. Pediu também apoio da Acib ao novo governo e disse não ser fácil estar deste outro lado. Anunciou ainda a entrega do Centro de Inovação de Blumenau ainda neste ano. “A união faz toda a diferença. Que vocês todos possam fazer mais parte das decisões do Estado de SC. Acreditem no governo, acreditem na sociedade!”, finalizou.
O prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt parabenizou o trabalho da Acib em seus 117 anos e elencou outras prioridades para Blumenau, como o Centro de Convenções e a necessidade de aporte para o Hospital Santo Antônio tornar-se um hospital regional. Destacou também a necessidade de investimentos na infraestrutura da região, citando, como os demais presentes, a BR 470. “São desafios para o nosso desenvolvimento. Fazer gestão é gerar transformação. Olhar pra frente e ver o que podemos fazer de diferencial e a história da Acib está totalmente ligada à do município, de apoiar e cobrar, o que ajuda a todos os prefeitos que estiveram antes de mim na discussão das principais políticas públicas”, destacou.
A posse ocorreu no CEB (Centro Empresarial de Blumenau). A solenidade teve o patrocínio do BRDE, Unimed, Unicred, Mainhardt e Cooper.