Compartilhe
Foi realizada neste sábado (28), no auditório da ACIP em Pinhalzinho, a 3ª avaliação regional de vinhos oeste, com a presença de cinco enólogos .
A iniciativa é dos núcleos de Pinhalzinho, Quilombo e Lajeado Grande com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), Epagri, Prefeituras Municipais e Associações Empresariais.
Foram avaliadas 53 amostras de vinhos das categorias: branco, tinto de mesa e bordô. Participaram da avaliação regional oeste 11 produtores de Pinhalzinho, 11 de Quilombo e 11 de Lajeado Grande, o totalizando 33 produtores. “O objetivo é avaliar de maneira prática a qualidade dos vinhos com o andamento do projeto de apoio técnico. Após, o projeto observa-se que a qualidade dos vinhos evoluiu e continua em desenvolvimento de maneira surpreendente. Este processo de melhoria é resultado do trabalho do enólogo Gilson Panceri Junior, que não mede esforços para orientar os produtores de acordo com suas necessidades”, ressalta o moderador de Núcleos da ACIP, Ivan Vizentini.
O processo de avaliação contou com cinco enólogos. De acordo com o enólogo e consultor do Sebrae/SC, Gilson Panceri Junior, as amostras foram analisadas com base em três critérios: visual, que confere a liquidez e a cor do vinho; olfativa, para verificar qualidade, nitidez e intensidade do aroma; e gustativa, que avalia a intensidade, nitidez (tipo da uva), qualidade (sabor) e persistência (álcool).
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani, ressaltou que a iniciativa de qualificar os vitivinicultores da região faz parte do esforço para o desenvolvimento regional do turismo. “Com esse processo de apoio à qualificação dos produtores, eles estão adequados aos requisitos de boas práticas de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Até então, a produção e o consumo do vinho era familiar. Com a adequação, eles poderão comercializar, pois os produtos já possuem reconhecimento pela qualidade e a demanda regional é crescente”, destaca.
A premiação será realizada no dia 04 de junho, durante jantar no Ser Itaipu, em Pinhalzinho. A programação prevê degustação das 19:00 às 19:45 horas , entrega da premiação aos vencedores das e jantar.