Compartilhe
Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)/FACISC, apontam que o Movimento do Comércio caiu 4,7% na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (desde outubro de 2015 até setembro de 2016 contra os 12 meses antecedentes). Na avaliação dos dados com ajuste sazonal, setembro apresentou queda de 2,1% frente a agosto. Já na comparação mensal contra o mesmo mês do ano anterior, houve diminuição de 2,5%, enquanto no acumulado do ano a variação foi de -3,9%, mantida a base de comparação.
Para o presidente da Facisc, Ernesto Reck, o movimento do comércio em queda de 4,7% revela os impactos de um mercado de trabalho resfriado. “Hoje temos 12,024 milhões de pessoas desempregadas no País e com a renda das famílias em queda, um dos grandes prejudicados é o comércio. Os dados porém mostram uma tendência de melhora para o primeiro semestre do próximo ano, e isso nos traz ânimo, ainda que precisemos de mais investimentos para termos uma retomada da economia”.
Apesar das dificuldades que ainda permeiam o cenário econômico brasileiro, tais como juros elevados, mercado de trabalho em deterioração e inflação alta, os dados continuam mostrando sinais de recuperação da atividade varejista, ainda que num ritmo lento. Caso o cenário mais benigno apontado pelas projeções de mercado se consolide, o atual movimento inflexão da tendência (valores acumulados em 12 meses) deverá se consolidar, atingindo patamar positivo em meados do primeiro semestre de 2017.
Setores
Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 4,9% entre agosto e setembro, descontados os efeitos sazonais. Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de -5,0%.
A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” caiu 1,0% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Já na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve recuo de 7,0%.
A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” caiu 0,2% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 5,1%.
Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou variação neutra em setembro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses apresentou queda de 5,1%.
Abaixo segue a tabela contemplando os valores citados acima.
Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC, por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.co
SOBRE A BOA VISTA SCPC e a FACISC
A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia. Em Santa Catarina, a Facisc é a representante autorizada da Boa Vista SCPC.
É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.