Compartilhe
Dando continuidade às ações da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) no Polo de Morro da Fumaça, foi promovido na noite dessa segunda-feira, 2, um encontro com os empresários da cidade. O associativismo como fonte para o desenvolvimento empresarial foi a pauta debatida, com a presença do diretor da Acic, José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato. Mensalmente serão realizados encontros com importantes cases aos empresários de Morro da Fumaça.
“Abrimos oficialmente o polo em Morro da Fumaça no mês de junho, com o intuito de apoiar e fortalecer as empresas locais, buscando contribuir e unir forças nas ações e pautas que promovam o desenvolvimento socioeconômico. Com este movimento, a Acic também está mais próxima do dia a dia das empresas, ofertando capacitações mais assertivas, de acordo com as necessidades dos negócios, e colocando à disposição todo o seu portfólio de soluções empresariais”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin. “Nosso grande objetivo é plantar uma semente para que futuramente a cidade tenha uma associação empresarial fortalecida”, acrescenta Dagostin.
Representatividade
O empresário José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, que assume também na próxima semana o cargo de vice-presidente Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), ressaltou a representatividade fomentada por meio do associativismo. “Interesses coletivos de um segmento, de uma região têm maior relevância e representatividade junto a órgãos, entidades e Poder Público”, coloca Sprícigo. O empresário cita como exemplo a conquista da redução do ICMS de 17% para 12% em Santa Catarina, que foi possível pela união fomentada pelo associativismo.
O cenário positivo da economia também foi salientado na fala de Sprícigo. “Teremos a confirmação de um segundo semestre muito forte e positivo, com recuperação da economia e um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 6%”. O setor de transportes está fortalecido, sendo um importante termômetro à economia”, considera.
Integrante do Conselho Superior da Acic, o empresário local, Glauber Recco, também enalteceu a importância de ter uma voz ativa, coletiva e organizada para trabalhar as bandeiras da cidade. “Convidamos as empresas para este momento de hoje (ontem) para mostrar a importância das ações fomentadas pelo associativismo devido à participação em uma entidade. Queremos elencar as pautas essenciais para o desenvolvimento da cidade e unir todos em uma só força”, observa Recco.
Foco no desenvolvimento econômico
“Estamos muito contentes com o olhar da Acic para Morro da Fumaça, chegando num momento muito bom para a cidade, porque neste segundo mandato o nosso foco é justamente o desenvolvimento econômico. Estamos com diversas ações neste sentido, uma delas a implantação do Projeto Cidade Empreendedora, por meio do Sebrae. O Poder Público precisa da ajuda dos empresários, da comunidade em geral, para que possamos promover o crescimento”, ressalta o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.
“A sociedade precisa caminhar junto ao Governo Municipal para que as demandas sejam supridas. Estamos com o desenvolvimento deste importante projeto junto ao Sebrae, que entre as diversas propostas, está a execução do Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem), assim como buscando outras ferramentas para disponibilizar aos empresários. A Sala do Empreendedor é outra ação que contará com um espaço e profissionais treinados para atender àqueles que queiram abrir um negócio, com toda a orientação necessária”, acrescenta o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.