Compartilhe
Um dos programas de cooperação econômica mais bem sucedidos da Comissão Europeia na América Latina (AL), o Al Invest 5.0 foi apresentado nesta segunda-feira (18/4) em um workshop para representantes de Associações Empresariais integrantes do Sistema Facisc. Participaram do encontro integrantes das Associações de Rio do Sul, Joaçaba, Joinville, Florianópolis, Jaraguá do Sul e equipe técnica da Facisc.
Ministrado pelo consultor especialista em atividades de elaboração, gestão e avaliação estratégica de projetos institucionais, Rodrigo Carrijo, o wordshop irá orientar as entidades do sistema FACISC sobre o edital e a estruturação dos projetos para aplicação ao Programa Europeu.
O projeto, que há 20 anos desenvolve um programa de cooperação econômica para a América Latina e que tem como propósito apoiar o desenvolvimento das MPEs da região tem a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) como ganhadora do consórcio que irá executar o projeto na AL.
Neste ano de 2016 inicia-se a quinta fase do Programa, denominada ‘AL-Invest 5.0: Um crescimento integrador para a coesão social na América Latina’. O consórcio que executará o programa é formado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, a Câmara de Comércio de Lima, a Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai, a Associação Guatemalteca de Exportadores, a Câmara de Comércio da Costa Rica e a Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador. Além disso, conta também com entidades parceiras como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Estados Unidos), a Câmara de Comércio de Paris (França), Eurochambres (Bélgica) e a Sequa (Alemanha). Todas estas instituições realizarão atividades para apoiar as MPEs dos 18 países latino americanos.
Com o propósito de apoiar o desenvolvimento das MPEs de toda a América Latina, a Comissão Europeia lançou no último dia 10/3, por meio do Al Invest 5.0, um edital para que entidades governamentais e empresariais sem fins lucrativos, que tenham interesse em receber apoio financeiro da União Europeia.
O objetivo principal é a redução da pobreza na América Latina por meio do aprimoramento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas (MPE), promovendo o seu desenvolvimento sustentável.
O edital, disponível também em português, promoverá o Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), para que as organizações possam executar ações de apoio às MPME nos países da América Latina, elegíveis no âmbito do Al Invest 5.0.