Compartilhe
Schroeder começa 2017 trazendo um exemplo aos outros municípios da região. Ciente de que para obter avanços no futuro é preciso planejamento, a Associação Empresarial de Schroeder (Acias) encabeça um projeto que busca o crescimento sustentável do município em cinco, dez, quinze e vinte anos.
Será utilizada uma ferramenta da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), chamada de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). A ideia é criar um conselho municipal de desenvolvimento com integrantes dos meios político e empresarial e de entidades sociais. Cada grupo terá cinco integrantes voluntários. O conselho discutirá os pontos de melhorias e as vocações do município. Como exemplo de resultado do DEL, o presidente da Acias, Rogério Maldaner, cita Fraiburgo. Com superprodução de maçãs, o preço pago aos agricultores era baixo. Com o uso da ferramenta de desenvolvimento, o grupo do município decidiu reduzir as plantações e dedicar a área para criação de uma bacia leiteira. Resultado: aumento da arrecadação. Em Itá, outro destaque. Depois de a cidade ser alagada, decidiu-se por desenvolver o potencial turístico com os resorts.
Qualidade de vida
“Não há trabalho desse tipo no município, poder pensante nem sempre está à disposição da Prefeitura”, destaca Rogério Maldaner. Com o projeto, a Acias busca o incremento dos potenciais de Schroeder, a melhoria dos pontos fracos e mais qualidade de vida à população. Mesmo em meio à crise, no ano passado, a Associação Empresarial registrou crescimento de 28%. Com o novo traçado da BR-280, Schroeder deverá ficar ainda mais atrativa para investimentos.
Arregaçar as mangas
O prefeito Osvaldo Jurck (PSDB) será o presidente do conselho municipal. À medida que as ideias do grupo surgirem, serão criadas câmaras temáticas, com especialistas convidados para participar. Quando um projeto for aprovado pelo conselho, seguirá ao Executivo, que então formatará a proposta em lei e enviará à Câmara de Vereadores. “O poder público comprou a ideia. Nós sabemos que não podemos só reclamar, precisamos todos arregaçar as mangas. Será um ano de bastante trabalho”, acredita Maldaner.
Fonte: AN Jaraguá A Noticias