Compartilhe
Intuito é propagar o cooperativismo e promover ações de desenvolvimento social, econômico e sustentável
Buscando unir forças entre o associativismo e o cooperativismo, a Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI) lançou recentemente o Núcleo de Cooperativas. O grupo que é o primeiro do gênero na Região da Cebola, é formado atualmente por 15 nucleados que atuam nas áreas de crédito e de produção rural, mas é aberto à participação de entidades do regime em outras áreas.
De acordo com Patrícia Paes, vice-Presidente de Soluções Empresariais da ACEI e uma das nucleadas, o intuito da formação do grupo vai além do fortalecimento do setor. “Queremos proporcionar oportunidades para quem atua no setor, mas também difundir o conceito e a cultura do cooperativismo e do associativismo, visando fortalecer o desenvolvimento econômico e social da comunidade”, explica.
Com o crescimento do cooperativismo, uma das principais missões do Núcleo será demonstrar que mais do que um modelo de negócios, o movimento é uma filosofia de vida. “Seguimos a premissa destacada pela Organização da Cooperativas Brasileiras, de que o cooperativismo pode transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado, unindo desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade”, destaca.
Patrícia ainda afirma que as ações do Núcleo poderão atrair novos adeptos ao movimento na região. “Vamos trazer soluções, promover a intercooperação, trazer educação financeira e, com certeza, atrair mais nucleados para nos ajudar a disseminar esse movimento e filosofia cooperativista”, reforça a nucleada.
Na última reunião, realizada no dia 13 de junho, o que norteou as discussões do grupo foi o plano para realização do “Dia C” que prevê diversas ações solidárias em um único evento.
“Vamos organizar em breve, uma série de atividades sociais para simbolizar toda a essência do cooperativismo, colocando em prática seus valores e princípios, fazendo a diferença na vida das pessoas ao nosso redor”, adianta Patrícia.