Compartilhe
A Associação Empresarial de Itajaí, representada pela comissão de assuntos relacionados ao Porto de Itajaí, juntamente com a presidente da entidade, Gabriela Kelm, esteve em Brasília na ultima terça-feira (05) para levar reinvindicações da sociedade itajaiense à Secretaria Nacional de Portos e ao Ministério de Infraestrutura.
Na oportunidade, também estava presente como convidado da ACII, o vereador Beto Cunha, presidente da Comissão Parlamentar Mista para a Análise e Acompanhamento dos Estudos de Modificação do Regime Jurídico do Porto de Itajaí e seu eventual Programa de Desestatização.
Entre vários assuntos e debates, foi entregue ao Secretario de Portos, Diogo Piloni, um documento com solicitações diversas referentes à dragagem a montante, áreas da poligonal (como por exemplo o terreno anexo ao Centreventos de Itajaí), entre outros.
Já na reunião com o Ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio, foi tratado sobre a BR 470-Porto, assim como trazidas reivindicações de melhorias urgentes.
O documento entregue nas reuniões, foi estudado em comum acordo com as demais entidades de classe: Federação das Associações Empresariais de SC; Comissão Mista de Acompanhamento da Desestatização do Porto de Itajaí, da Câmara Municipal de Vereadores; Intersindical Patronal de Itajaí; Sindicato das Empresas Operadoras de Terminais Retro Portuários de Itajaí e Região – SINTER; Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de SC – SINDAESC e Sindicato das Agências de Navegação Marítima – SINDASC.
“A dragagem a montante não está inserida no edital e foi esse nosso principal pleito. Aproveitando a oportunidade única da presença do ministro Marcelo, relatamos a necessidade da execução da obra da BR 470. Fiquei impressionado e extremamente feliz com a recepção que tivemos. Agradeço à ACII pelo convite para acompanhar e intermediar os diálogos. Continuo à disposição.” Relata o Vereador Beto Cunha.
“Fizemos a reunião com a Secretaria de Portos, apresentando as reivindicações as quais foram esclarecidas e entendidas e, aparentemente, o nosso pleito deverá ser aceito quase que na totalidade. Nossa missão à Brasília foi bem-sucedida, não só pela Secretaria quanto pelo Ministro. Eles estão a par dos fatos e com toda certeza irão ajudar muito na dragagem a montante e nos demais pleitos que fizemos”, ressalta Anderson Peres Ribeiro – vice-presidente ACII para assuntos de Comércio Exterior e Logística.