Compartilhe
Nessa quarta-feira (31/5), a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) sediou uma reunião com representantes da Federação das Assóciações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O objetivo era debater o andamento dos projetos das duas entidades convidadas, que foram aprovados no AL-Invest 5.0.
O coordenador-executivo da CACB Carlos Rezende e a analista técnica de projetos de cooperação internacional Gabriele Oliveira representaram a CACB no encontro. Da FACISC, participaram da reunião o gestor do projeto selecionado, Rodrigo Carrijo, a comunicadora técnica, Letícia Chierighini, e a responsável técnica Franciele Vieira. Da Unidade de Comércio Exterior da CNI, estiveram presentes Felipe Spaniol e Jéssica Dias, responsáveis pela coordenação do projeto na entidade.
A CACB coordena os recursos do AL-Invest no país e apoia ações para os empreendedores de micro e pequenas empresas. Têm sido realizadas várias consultorias e eventos locais e internacionais como resultado desse investimento.
Além disso, como líder do consórcio do programa no Brasil, a CACB é responsável pelo monitoramento e condução dos projetos desenvolvidos por entidades brasileiras que inscrevem projetos no AL-Invest. É o caso dos projetos da CNI e da FACISC.
No encontro, os representantes das entidades apresentaram as dificuldades encontradas na execução dos projetos e os resultados esperados em seu andamento. Questões técnicas, financeiras e de planejamento referentes ao programa também foram tema do debate.
Na abertura da reunião, o coordenador-executivo da CACB, Carlos Rezende, ressaltou que “trata-se de uma excelente oportunidade para as entidades compartilharem os desafios encontrados e construírem soluções para as próximas etapas de seus projetos”.
O coordenador do programa na CNI, Felipe Spaniol, reforçou o papel da CACB, da CAINCO e dos demais sócios nessa etapa: “É importante que essas entidades pensem no melhor pra empresa, construam soluções conjuntas e possam aumentar cada vez mais a produtividade das empresas por meio de projetos e serviços de alto valor”.
Ele explica que o Rota Global, projeto desenvolvido pela CNI com apoio do AL-Invest 5.0, é um novo serviço de apoio à internacionalização de empresas. O objetivo é que, através da construção de planos de negócios, as empresas conheçam quais são os serviços necessários para alcançar o êxito no mercado internacional: “É o caminho para o sucesso na internacionalização de empresas”, resume Spaniol.
Rodrigo Carrijo, da Facisc, afirma: “A CACB é a mãe no sistema de entidades empresariais aqui no Brasil. Ter liberdade para tratar de todos os assuntos com ela facilita muito a comunicação com as entidades executoras”.
Ele traça um panorama sobre o andamento do projeto da Federação, que visa ao desenvolvimento da capacidade produtiva, empresarial e associativa das MPEs: “Os primeiros meses foram utilizados para organização e disseminação de informações, para, em seguida, fazermos a implementação do projeto em si. Já iniciamos ações diretas junto às empresas. Hoje, em Santa Catarina, o projeto já é bastante conhecido pelas entidades empresariais. A expectativa é alta por parte das associações, ou seja, milhares de empresas já contam os elementos de apoio que nós apresentamos”.
Fonte: Empreender/CACB