Compartilhe
Empoderamento de mulheres nos negócios, investimento social privado, negócios sociais, gestão pública sustentável, alternativas energéticas inovadoras e Pacto Global pela sustentabilidade nas empresas. Esses são alguns dos temas da programação da Agenda Sustentável que acontecerá em Blumenau (22/11). A programação é voltada para o desenvolvimento sustentável e é gratuita. As inscrições podem ser feitas no site da FACISC: www.facisc.org.br ou w
Para o presidente da FACISC, Ernesto Reck, a Agenda Sustentável faz parte do objetivo maior da Federação que é ser referência em Sustentabilidade. “Nós temos uma série de ações voltadas para a sustentabilidade. São programas voltados para a sustentabilidade dos negócios, dos municípios, do meio ambiente, da economia. A Agenda cumpre um importante papel de ampliar as discussões e capacitar os profissionais envolvidos na temática”, explica.
A cidade de Blumenau abre a programação da Agenda Sustentável em Santa Catarina no dia 22 de novembro com palestras sobre o ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Entre outros temas, o programa conta com palestra da Assembleia Legislativa de Santa Catarina falando sobre a Certificação de Responsabilidade Social e o que ela trouxe de benefícios para o Estado. O evento também acontece em Florianópolis 29 e 30/11.
A programação conta com grandes instituições de renome nacional e internacional que são referências no tema.
Investimento Social
A cultura da doação pessoal e empresarial será tema da palestra do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). O investimento social privado cresceu em 29% em 10 anos (de 2011 a 2011), segundo dados do Censo GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Só em 2011 cerca de 2,2 bilhões de reais foram investidos pelos associados deste grupo, denominados investidores sociais. Esta prática e como funciona o investimento social privado serão temas da palestra da Agenda Sustentável, realizada pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, que acontecerá em Blumenau (22/11) e Florianópolis (29 e 30/11). A programação é voltada para a formação em sustentabilidade e é gratuita. As inscrições podem ser feitas no site da FACISC: www.facisc.org.br . Um dos palestrantes do evento de Blumenau é Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE.
O GIFE é a associação brasileira de investidores sociais privados, que reúne mais de 130 organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem anualmente cerca de R$ 3 bilhões por ano. Fundado em 1995, é referência na promoção e qualificação do investimento social por meio da representação, articulação e produção de conhecimento sobre o setor sem fins lucrativos no Brasil. O Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público. Incluem-se no universo do investimento social privado as ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou instituídos por famílias, comunidades ou indivíduos.
Negócios Sociais
Também será realizada uma roda de conversa sobre as oportunidades de negócios sociais ligadas aos ODS com o Yunus Negócios Sociais, que é uma unidade brasileira ligada à empresa global Yunus Social Business Global Initiatives. O projeto é fruto do empreendedorismo do Prof. Muhammad Yunus, único economista a ganhar um Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho realizado à frente do Grameen Bank, que tirou milhões de pessoas da extrema pobreza em Bangladesh.
A palestrante Daniela Reis é gestora da Yunus Negócios Sociais em Santa Catarina. Atuou por mais de vinte anos com investimento social privado em grandes empresas brasileiras. É empreendedora da rede de mobilização Minha Garopaba e facilitadora de Dragon Dreaming, uma metodologia para criação colaborativa de projetos.
PROGRAMAÇÃO – 22/11 – Fundação Fritz Müller
13h30 – Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina – Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina
14h – Sustentabilidade e Gestão Pública – FECAM – Federação Catarinense de Municípios
14h30 – Certificação de Responsabilidade Social: Uma atitude de Valor Catarinense – ALESC – Assembleia Legislativa de Santa Catarina
15h – Intervalo
15h15 – Cultura da doação pessoal e empresarial – GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas
16h15 – Debate: Porque as empresas brasileiras usam pouco os incentivos fiscais: GIFE e PROJETA Planejamento e Marketing
16h45 – Case Empresa Responsável – ENGIE
17h15 – Case Empresa Responsável – BRDE
17h45 – Intervalo: Confabulações Degustativas
18h15 – Portal Transparência – ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis
18h45 – Pílulas de Experiência: práticas sustentáveis para o dia a dia
19h15 – Roda de conversa sobre as oportunidades de negócios sociais ligadas aos ODS – Yunus Negócios Sociais
20h30 – Encerramento
A proposta tem o apoio técnico e parceria das empresas PROJETA Planejamento e Marketing e Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, especializadas no tema sustentabilidade e investimento social privado.
O projeto também conta com o patrocínio do BRDE e Engie, além dos Apoiadores Institucionais como ONU Mulheres, ICOM, Assembleia Legislativa de SC, Movimento Nacional Nós Podemos SC, Federação Catarinense de Municípios, Yunus Negócios Sociais, GIFE, Instituto Ideal e Pacto Global – Rede Brasil. Além dos apoiadores institucionais uma grande rede de apoiadores participam da iniciativa, através de sua capilaridade de alto impacto de mobilização em Santa Catarina.
Conta com o apoio da ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ACAERT – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, ACIB – Associação Empresarial de Blumenau, AEMFLO – Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis, CEME – Conselho Estadual da Mulher Empresária, CRC SC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Movimento Catarinense pela Excelência – Excelência SC, Emanai Estratégia e Marketing Social, Núcleo Multisetorial da Mulher Empresária da ACIF, FECOAGRO – Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina, Fundação Fritz Müller, Rede da Mulher Empresária e SEBRAE SC.