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Representantes da Facisc e das associações empresariais de Jaguaruna, Criciúma, Caçador, Rio Negrinho, Canoinhas, Lages, Correia Pinto, Joaçaba, Dionísio Cerqueira, estiveram com o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, nesta quarta-feira, 20/3.
Os presidentes das associações saíram com convite do secretário para participar de reunião com a companhia aérea Azul para deliberar sobre questões mercadológicas de cada um dos aeroportos.
Aeroporto de Jaguaruna
O vice-presidente Regional do Sul, Pedro Kuzniecow, destacou que o Aeroporto de Jaguaruna é uma prioridade para a região e pleito antigo do Voz Única. O secretário Beto Martins falou que o que falta em Jaguaruna é que a licitação acontece e garantiu: “vai acontecer”. Em relação à insegurança climática o secretário ressaltou que é um problema que acomete todos os aeroportos da região Sul. “Não há insegurança em relação às companhias aéreas e sim em relação ao clima”. O segundo vice-presidente, César Smielevski, também ressaltou para a importância do equipamento ILS para evitar problemas de cancelamentos de voos. “A ideia é que este equipamento não inviabilize a licitação”. O secretário pediu que este tema seja estudado com a consultoria especializada.
Aeroporto de Caçador
O presidente da Acic de Caçador, José Tombini, disse que q região do Meio Oeste está sendo penalizada por falta de um aeroporto. “Temos dificuldades de levar profissionais em diversas áreas por conta da dificuldade logística para acessar a região”. Ele ressaltou que a região precisa ter uma viabilidade de crescimento. O secretário Beto Martins relatou que está em contato com a empresa Azul Linhas Aéreas para trazer voos para o aeroporto, com estudo de malha e inclusive com mudança na legislação. Saulo Sperotto, empresário e ex-prefeito destacou que há uma legislação diferente hoje que vai permitir transformar o aeroporto de cargas. “Para desenvolver a região precisamos de investimentos e o aeroporto é um desses investimentos prioritários”. O prefeito de Caçador, Alencar Mendes, disse que está apto para receber voos para reiniciar o transporte aéreo.
Aeroporto de Rio Negrinho
O primeiro passo para viabilizar o aeroporto de Rio Negrinho foi Inclusão no Plano Aeroviário de Santa Catarina (PAESC). Segundo o presidente da Acirne, Bacic, destacou que o aeroporto é importante. “Toda a região está em ascensão precisa de investimento O pontapé inicial é a outorga do aeroporto.
Aeroporto de Lages e Correia Pinto
“O aeroporto de Lages é considerado o calcanhar de Aquiles para a toda a região”, destacou o vice-presidente Regional da Serra Catarinense, Antônio Carlos Floriani. Foi autorizado 2 milhões de reais para fazer o cercamento no aeroporto de Lages e 1,5 milhão para Correia Pinto. “Tudo que foi solicitado está sendo feito”, destacou o secretário, sobre os aeroporto de Correia Pinto e Lages.
Aeroporto de Joaçaba
O representante da ACIOC de Joaçaba, Maicon Gelatti, disse que muitas empresas deixam de gerar negócios na região devido às dificuldades em relação ao aeroporto. O aeroporto já teve melhorias, inclusive no aumento no tamanho da pista para poder receber a operação de companhias aéreas. Segundo o secretário Beto Martins, o aeroporto de Joaçaba também está dentro da análise mercadológica da Azul.
Aeroporto de Dionísio Cerqueira
O aeroporto de Dionísio Cerqueira está fechado há 20 anos, mas está sendo preparado para a ANAC poder liberar para operação. O vice-presidente Regional, Marcos Voltolini, destacou que muitos empresários estão procurando a região da divisa para se instalar devido ao Porto Seco. “O Aeroporto vem complementar o desenvolvimento da região”.