Compartilhe
Sonho antigo de empresários, a construção de um aeroporto no município de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, voltou a ganhar destaque.
Com o objetivo de reforçar a importância do projeto, o prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, entregou ao secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, a solicitação para que o município de Pinhalzinho passe a compor o novo Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc).
Representando o setor empresarial catarinense, o diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, também participou da entrega e reforçou a importância do projeto do aeródromo público de Pinhalzinho para a região. “Pedimos que o estado inclua no orçamento recursos para a construção do aeroporto e reforçamos o interesse do setor produtivo na obra e a importância da mesma para o desenvolvimento Oeste do Estado de Santa Catarina”, destacou o diretor.
O encontro foi realizado no gabinete do deputado Marcos Vieira e também contou com a presença do Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert e dos empresários Wilson Hermes e Luiz Zagonel.
Atualmente, Pinhalzinho conta com um aeroporto com pista de terra, mas já foi entregue para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) um projeto para a homologação do aeroporto para a pista asfaltada, com todos os equipamentos de segurança necessários. A pista asfaltada terá 1,2 quilômetros. O aeroporto passaria a receber, no primeiro momento, voos particulares e de transporte de cargas. O Estado sinalizou que apoiará melhorias de infraestrutura no aeroporto.
A ordem de serviço para a elaboração do Paesc foi assinada pelo governador Jorginho Mello no dia 3 de julho. O trabalho será realizado pelo Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a partir deste estudo será possível levantar todas as informações para orientar o desenvolvimento do setor no Estado, como demandas de passageiros, sobre linhas aéreas e transportes de cargas. O último plano foi realizado em 1989.
O contrato tem o valor de R$1.472.700,00 e com prazo de nove meses para a execução. Santa Catarina tem, atualmente, 21 aeroportos, sendo 13 subdelegados pelo Estado aos municípios, três administrados pelo Estado, um administrado por município e outros quatro administrados pela iniciativa privada. Só no ano passado, cerca de 6,2 milhões de passageiros utilizaram esses aeroportos. Além disso, mais de 11,5 milhões de toneladas de cargas acabaram movimentadas.
*Com informações do portal Diário do Iguaçu.