Compartilhe
Marcada por questionamentos a cerca do cenário econômico atual e por propostas de ações pontuais em torno da valorização do empresário, aconteceu na cidade de São José na noite de quarta-feira, dia 27, a Plenária Regional da Facisc para a Grande Florianópolis.
Presidida pelo Vice Presidente Regional da Federação Robson Rodrigo de Carvalho, a reunião contou com a presença de alguns diretores da Federação, como Neiva Kieling (VP Educação Empreendedora), André Gaidzinski (VP Indústria), Doreni Caramori Jr (Diretor Financeiro), Ricardo Martins (Conselho Fiscal), Gilson Zimmermann (Diretor Executivo).
O anfitrião da noite foi o Presidente da AEMFLO Marcos Souza que aproveitou o momento para divulgar a campanha, encabeçada pela Associação, de valorização da classe empresarial. A temática reflete a importância do empresário para o desenvolvimento da região e do país e traz a tona a força da classe produtiva que desenvolve e direciona a sociedade mesmo diante de adversidades como as crises econômicas, a alta carga tributária e a burocracia relacionada a legislação.
O “#somostodosempresarios”, como projeto, deverá ser trabalhado em conjunto pela regional e, segundo Marcos, a intenção é fazer com que a hashtag seja vista com frequência nos próximos meses nos veículos de comunicação das entidades.
“A ideia de utilizar a frase “somos todos empresários” é para valorizar todos os empreendedores, independente de qual setor atuam, mostrando que, juntos, fazem a diferença e contribuem significativamente para o progresso da região. Reforça o importante papel do empreendedorismo na sociedade, como alicerce da economia e força para a sociedade e eleva a população a uma causa única de que estamos todos juntos”, ressalta.
Ao encontro da campanha, a consultora Carina Casanova apresentou a proposta de plano de mídia para a Regional. Como sugestão, a criação de uma comissão de trabalho que pense ações para veicular as práticas e as atuações que estão sendo trabalhadas localmente pelas entidades que integram o sistema, seja em jornais, rádios, emissoras de TV, nos meios digitais e redes sociais.
Rede Associativista de Turismo Regional
Criada na gestão atual, pela Vice Presidente de Turismo Magda Bez, a rede foi outro assunto bastante discutido. Seu objetivo é criar uma rede associativista por meio da organização de Núcleos Empresariais, desenvolvendo empresas associadas e constituindo roteiros temáticos que componham rotas turísticas afim de estimular o crescimento regional do setor no Estado.
O plano de trabalho consiste na fomentação e posterior formação do Núcleo, na definição do produto turístico, na organização das empresas, na elaboração do roteiro turístico e, por fim, na elaboração do plano de marketing. A fonte de investimento deverá partir de empresas privadas, do poder público, da iniciativa público privada, por meio de editais nacionais e internacionais, alcançando o público que são; associados, profissionais liberais, micro empreendedores individuais, micro e pequenas empresas, empresas de pequeno porte e entidades empresariais.
Nova abordagem para sensibilização do Programa DEL
Doreni Caramori, diretor financeiro da Facisc, abordou o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL que institui um modelo de gestão capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável dos municípios.
Na maioria das Associações Empresarias o programa avança por meio de propostas como o Voz Única, um instrumento democrático que unifica a voz do empresariado em torno das mesmas questões e bandeiras com foco no desenvolvimento econômico.
“Precisamos criar canais entre a sociedade civil e o poder público e esse é o momento. E é imprescindível o envolvimento das associações empresariais na gestão das cidades, como agentes de desenvolvimento local conseguimos reunir reivindicações, fornecendo um panorama fiel e legítimo das necessidades de Santa Catarina”, afirma Doreni.
CEME e CEJESC
O Conselho Estadual da Mulher Empresária – Ceme e o Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores – Cejesc, representados por seus Vice Presidentes Regionais Juliana Simon e Daniel Luz, respectivamente, também expuseram suas ações de representatividade e geração de negócios.
O Empreende Mulher Catarinense, que estimula a integração de mulheres empresárias, oportunizando a elas atualização e troca de informações, um evento em comemoração ao Dia Estadual da Mulher Empresária, acontece no dia 15 de agosto e conta com uma programação que envolve palestras e painéis. O destaque fica por conta da palestra master com Angela Hirata que compartilha, na oportunidade, o case de Sucesso das Havaianas.
Por fim, Daniel Luz acompanhado do Diretor de Projetos do Cejesc, Fabiano Penafort, apresentaram o andamento das ações do movimento jovem na regional, o projeto político Voz Única e o Programa Geração Empreendedora. Esse último, uma parceria com as Associações Empresariais por meio dos empresários voluntários dos Núcleos de Jovens Empreendedores que desperta, estimula e orienta o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista em estudantes de ensino médio criando uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.
Fonte: Comunicação Acibalc