Compartilhe
Setor que atua como um propulsor da economia, a inovação também está no radar de São José. Amanhã, 27/4, a AEMFLO e a CDL-SJ vão receber o evento Inova São José, o ecossistema de Inovação que reúne diversas entidades, instituições de ensino profissionalizante e universitária, empresas e sociedade civil organizada, em sinergia com a gestão municipal, para estabelecer estratégias, implementar projetos e ações nessa área.
Segundo o diretor de Inovação Empresarial da AEMFLO e CDL-SJ, Márcio Carneiro Cavalcanti, o evento será um marco histórico para a cidade. “O Inova São José tem como propósito criar um ambiente favorável e colaborativo para nossa sociedade”, explica.
De acordo com Cavalcanti, há alguns anos, a cidade de São José, que representa a quinta maior economia do Estado, vem fazendo um intenso movimento a favor da inovação. “Unidos, poder público e iniciativa privada, buscam mobilizar esforços para que a cidade seja referência em Inovação e Tecnologia”. Essa também é uma das bandeiras da AEMFLO e CDL-SJ que buscam constantemente soluções que promovam a inovação nas mais de 3,5 mil associadas.
O evento acontece no mesmo período em que a associação promove o Prêmio AEMFLO Inovação 2023, que tem como objetivo conhecer e premiar os principais cases de negócios da região. “Queremos valorizar os empreendedores e empresas através de suas estratégias inovadoras, reconhecendo quem faz o desenvolvimento econômico do município acontecer”, destaca Rafael Reitz, coordenador da Comissão Organizadora do Prêmio e diretor de Indústria da AEMFLO. A entrega será na próxima semana, no dia 4 de maio.
Segundo o presidente em exercício da AEMFLO e CDL de São José, Gilberto Rech, todas essas ações mostram que as entidades acreditam que São José é um município que tem potencial e vocação econômica para empreender com inovação e tecnologia. “A inovação é um importante motor de desenvolvimento para região e acreditamos ser o início de uma nova fase, ainda mais promissora, para São José”.
Atualmente os esforços estão direcionados para a criação do Ecossistema de Inovação da Região Metropolitana de Florianópolis, uma inciativa liderada pelo Sebrae-SC, com a participação efetiva da AEMFLO e CDL-SJ, e demais agentes de inovação. Este grupo vem trabalhando arduamente com o planejamento dos setores tecnológicos estratégicos para transformação imediata do ecossistema de inovação da região. A ideia agora é estabelecer os próximos passos para o fortalecimento desses setores como mola propulsora da economia regional. “Cabe à AEMFLO e CDL-SJ incentivar, buscar e promover a inovação, para que as empresas do nosso município acompanhem e se destaquem como promotoras de mudanças reais e significativas para a nossa economia”, destaca Marcio Cavalcanti.