Compartilhe
Representadas pelo 1º vice-presidente, Roberto Mateus Ordine, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) receberam nesta terça-feira, 7 de junho, em sua sede, uma comitiva empresarial de Santa Catarina, representada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
A entidade associativa empresarial catarinense reúne mais de 35 mil empresas filiadas daquele estado e realiza missão a São Paulo com o intuito de alinhamento de projetos entre as instituições, além de conhecer os serviços oferecidos pela ACSP e pela Facesp, podendo, dessa forma, levar tais soluções a seus filiados regionais.
Inicialmente, os convidados participaram de um café da manhã para, em seguida, acompanharem uma apresentação da Facesp, da ACSP e de eventos promovidos pelas duas entidades, além dos serviços aos empreendedores cujo intuito é levar ainda mais facilidade e menos burocracia, principalmente, aos micro e pequenos negócios. O superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, detalhou o modelo de gestão adotado pela Federação, além de explicar como tem funcionado o Plano de Fortalecimento (PFOR) da rede Facesp.
“A Facisc é uma das entidades associativas mais ativas do País. Então, é um grande aprendizado também para nós recebê-los, pois, realizam um grande trabalho de desenvolvimento. Já do nosso lado, queremos apresentar a eles a lista de serviços que oferecemos aos empreendedores para podermos exportá-los às demais entidades representativas do País”, comentou Ordine.
Em sua avaliação, a troca de informações também é válida para fortelecer o sistema de entidades que representam o empresariado. “É muito favorável essa troca, pois passamos a conhecê-los melhor e a desenvolver soluções que possam atendê-los da maneira mais assertiva”, complementa o vice-presidente.
Segundo o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, a missão a São Paulo “é uma grande oportunidade para os profissionais compartilharem conhecimentos e viverem experiências de cooperação mútua e solidariedade. Isto é a essência do associativismo e com estes diferenciais incentivamos e promovemos as missões da Facisc, sempre procurando o benefício para nossos associados”, ressaltou.
Para Alberto Zeni, consultor regional da Facisc e organizador da missão, a visita é uma grande oportunidade para as associações catarinenses coletarem informações úteis, que possam servir como soluções e ferramentas para o crescimento dos negócios locais.
“Estamos muito contentes em participar dessa missão. Agradecemos a ACSP e a Facesp em nos receber de forma tão agradável. Estamos aqui para aprender e trocar informações que possam ser de utilidade aos associados e também para a própria Facisc, sempre em prol do desenvolvimento do empreendedorismo”, disse Zeni.
Executiva na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e membro da comitiva, Maria Julita Gomes também agradeceu a recepção oferecida pela ACSP e pela Facesp, além de ressaltar a importância da congregação entre as entidades.
“Fomos muito bem recebidos aqui e agradecemos muito toda a estrutura oferecida. É muito importante para nós aprendermos com os exemplos destas importantes entidades e, é claro, também trazer nossas visões regionais que possam ser úteis às demais instituições empresariais”, afirmou.
Além de Alberto Zeni e Maria Julita Gomes, integram a comitiva catarinense em missão à São Paulo representantes de mais de uma dezena de associações comerciais do estado de Santa Catarina.
Após visitarem a sede da ACSP e da Facesp, a comitiva viaja ao interior de São Paulo para conhecer as Associações Comerciais de Campinas, Piracicaba e Leme. Antes, porém, a missão visitou sede da Boa Vista Serviços.
Fonte: ACSP