Compartilhe
Com o apoio voluntário, do poder público e de entidades locais, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Taió (CODE) do Programa de Desenvolvimento Local (DEL), através de suas Câmaras Técnicas, tem se fortalecido com propostas que abrangem diversos âmbitos. Na terça-feira, 1º de novembro, a reunião ordinária do conselho discutiu temas relevantes para o município.
Na presença dos novos gestores do poder público municipal, das entidades e integrantes das Câmaras Técnicas, o encontro discutiu a situação atual do Fundo para a Infância e adolescência (FIA), no município de Taió, e a importância de sensibilizar os empresários e a sociedade nesta causa. Também debateram o nível de endividamento local e as preocupações que cercam o aumento da inadimplência.
A pauta contou ainda com assuntos relacionados a requalificação da Coronel Feddersen, bem como as providências que precisam ser tomadas para garantir a qualidade na execução da obra na principal rua da cidade. Entre outros temas, o grupo também debateu uma forma de atualizar o cadastro do calendário de eventos do município.
De acordo com a consultora regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Scheila Raquel M. Lenzi, as ações do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) têm contribuído consideravelmente na principal cidade do Vale Oeste. “Os municípios, de forma geral, estão passando por situação financeira delicada. E através do Del, é possível encontrar alternativas para o crescimento, por meio de um trabalho voluntário. Em menos de um ano, a iniciativa já conseguiu realizar diversas ações que visam o desenvolvimento econômico do município”, explica.
A consultora ressalta ainda a importância das parcerias com todos os segmentos do município. “Temos dentro do programa cinco Câmaras Técnicas que buscam soluções para diversas áreas como turismo, saúde, infraestrutura, agronegócio e atrações de investimentos. É através deles que os projetos chegam até o conselho onde é discutido a viabilidade e a captação de recursos para colocá-los em prática”, finaliza.
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local é uma iniciativa da Facisc, que chega aos municípios para incentivar o crescimento, incluindo a atração de novos investimentos, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade.