Compartilhe
Na última semana o presidente da Aciva (Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense), Alberto Sasso e o vice-presidente Édio Kunhaski, receberam a visita do professor da Unesc Julio Zilli, coordenador regional do PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
Na oportunidade foi firmada a parceria do PEIEX com a região do Vale do Araranguá. O projeto será um facilitador para que empresas possam iniciar o processo de exportação. Essa qualificação é feita por meio da análise da situação atual da empresa, identificando quais adequações devem ser feitas antes que ela prossiga com a primeira venda ao mercado externo. Além disso, acontecem oficinas de qualificação coletiva ou individual, buscando potencializar o aprendizado.
Para o presidente da Aciva, a união de esforços é positiva e válida e reforça que todo o processo não possui custo financeiro ao empresário. “Empresas aqui da nossa região poderão se aperfeiçoar e qualificar para iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura, isso tudo de forma gratuita e sem a obrigação de começar a exportar após a qualificação”, pontua Alberto.
Segundo o vice-presidente essa qualificação é pioneira na região. “É uma grande oportunidade para as empresas do Vale do Araranguá que tem intenção de exportar. A qualificação é feita com o empresário e seus colaboradores para que a empresa esteja pronta para exportar”, assegura Kunhaski.