Compartilhe
O desenvolvimento econômico de Araranguá é o objetivo de um projeto, lançado na última segunda-feira (21). Intitulado Araranguá 2040, a iniciativa foi apresentada oficialmente pela Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (ACIVA) e Comitê de Entidades.
Baseado em um estudo do Sebrae, o projeto apresenta um levantamento com as potencialidades de Araranguá nos setores de indústria, agronegócio, construção civil, comércio e serviços.
O estudo também aponta, segundo o Consultor do Sebrae, Timóteo Farias, os desafios da comunidade nos próximos 20 anos e as oportunidades setoriais. “No agronegócio, por exemplo, temos o plantio da mandioca e do maracujá, que hoje não é processado aqui. Esse é apenas um, dos tantos potenciais que Araranguá possuí e podem ser desenvolvidos”, pontuou Farias.
A apresentação
Respeitando as normas de segurança devido a pandemia do Covid-19, a ACIVA realizou o lançamento do projeto em live no seu canal no YouTube.
Segundo o Presidente da ACIVA, Alberto Sasso de Sá, o projeto, que agora conta com a mobilização da sociedade para ser colocado em prática.
“Realizamos a entrega do estudo do Sebrae para a sociedade, apresentando as potencialidades da nossa cidade” disse.
“E o próximo passo é a sociedade abraçar o projeto e realmente tirá-lo do papel. Acredito que se a sociedade realmente se unir através das entidades, ou através da própria sociedade civil, nós vamos conseguir desenvolver Araranguá pelos próximos 20 anos”, completou o Presidente.
A coordenadora do Comitê de Entidades, Gabriele Gil Gomes, acredita que a participação da comunidade é primordial. “Vai ser necessário o envolvimento não apenas do Poder Público ou Poder Privado, mas a iniciativa de todos para que o projeto faça acontecer”, comentou.
A transmissão também contou com a participação do Prefeito Mariano Mazzuco Neto, que demonstrou apoio a iniciativa.
“Araranguá é uma cidade que tem muitas potencialidades e este projeto vai ser muito importante para definirmos metas e estratégias de desenvolvimento para os próximos anos. Parabéns a ACIVA e a todas as entidades pelo belo trabalho”, disse o Prefeito.
Como participar
A ACIVA e o Comitê de Entidades também apresentaram o site oficial do projeto, que será um importante canal com a comunidade. Nele, será disponibilizado informações sobre o projeto e o estudo realizado pelo Sebrae.
Acesse www.ararangua2040.com.br e participe.