Compartilhe
Criada em 9 de março de 1952, a ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) surgiu para representar a classe empresarial nos setores da indústria, comércio e serviços. A entidade, que completa nesta sexta-feira, 66 anos, se consolidou no envolvimento com questões da sociedade, que impactam a economia do município e da região.
Ao longo dos anos, a Associação não só investiu em estrutura física, disponibilizando auditórios e salas de reuniões em sua sede própria, mas também em serviços – as Soluções Empresariais – que contribuem com o cotidiano das empresas e profissionais. Destacam-se cartões de benefícios, análise de crédito, cursos, treinamentos e palestras (Programa CapACITação), parceria para Banco de Currículos, Certificado de Origem, Consultorias, Convênios, Missões Empresariais, Núcleos Setoriais, entre outros.
Além disso, o trabalho tem se destacado pela atuação em questões como o aumento da representatividade política da região, infraestrutura, turismo, segurança, inovação e outras que influenciam o desenvolvimento de negócios e geração de oportunidades na cidade e na região. Iniciativas como o DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local), a luta por obras estruturantes como a ampliação do Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, o Roteiro Turístico Serramar, Portos de Imbituba e Laguna, ferrovia e outras, traduzem esta preocupação da entidade.
Para o atual presidente, Murilo Ghisoni Bortoluzzi, é uma satisfação estar à frente de uma entidade com tanta credibilidade, da qual participa desde cedo, já pela influência de seu pai, o saudoso Humberto Bortoluzzi, ex-presidente da ACIT.
“Hoje, vivemos, certamente, um novo tempo. De profissionalizar cada vez mais o conceito de associativismo, afinal, ele trata de coletividade e voluntariado, mas também de relacionamentos, de informação, inovação, agregação de valor que traz resultados. O associativismo nos leva a aprender e enxergar além das paredes das nossas empresas, trazendo como resultado um crescimento que vai além de números. Que nossa união de esforços nos encoraje a continuar em desenvolvimento, ainda que diante de desafios”, afirma.