Compartilhe
A ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) iniciou o ano em clima de celebração. Em 2022, a instituição comemora seus 70 anos de fundação e prepara um calendário de atividades que será apresentado em março, mês do aniversário. Também no mês de março, a Associação deverá reunir associados para uma confraternização, marcando a data que representa uma conquista histórica do associativismo na região.
Ao chegar em seus 70 anos de história, a entidade que representa a classe empresarial dos setores da indústria, comércio e prestação de serviços, vislumbra a concretização de pleitos antigos ligados a obras estruturantes. Um exemplo é a pavimentação asfáltica da rodovia Ageu Medeiros, que faz parte do Roteiro Turístico Serramar e que é uma luta antiga dos empresários. Outros pleitos recentes ligados ao desenvolvimento são a reestruturação do Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi – nome de um dos ex-presidentes da entidade –, a ponte dr. Stelio Boabaid, ligando Tubarão e Capivari de Baixo e a conclusão do Centro de Inovação.
Além do papel de articular forças pelo desenvolvimento, a ACIT também tem forte vocação em criar um ambiente de oportunidades para que os empresários fortaleçam sua rede de contatos, a fim de desenvolverem seus negócios. Assim, implementa programas de capacitação, encontros de negócios, fortalece segmentos com os núcleos setoriais, entre outras ações.
O início da programação se dá ainda neste mês, com o lançamento do selo de 70 anos. A expectativa é reforçar ainda mais o papel da Associação e engajar o empresário para participar. “Temos visto crescer este movimento que é tão importante para o desenvolvimento do empresário, em meio a tantos desafios para se manter no mercado. Participar do movimento associativista, a exemplo do que acontece em outras cidades, é vital para tornar o negócio competitivo, compartilhando anseios e soluções que refletem no dia a dia das empresas”, reforça Gean Carlo de Bom da Silva, presidente da ACIT.
História
A Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) foi criada em 9 de março de 1952 como Associação Comercial e Industrial de Tubarão, que precisou adaptar o nome para incluir o setor de prestação de serviços. Seu propósito é representar a classe empresarial (Indústria, Comércio e Serviços), se consolidando no envolvimento com questões da sociedade, que impactam a economia do município e da região. Seu primeiro presidente foi o empresário Tarquínio Balsini Júnior, que assumiu a liderança da instituição após uma reunião no antigo Cine Vitória, onde se reuniram empresários iniciando o movimento na cidade. Com bandeira apartidária, a ACIT já foi palco de encontros com diversos ex-governadores e lideranças políticas, marcando presença em momentos emblemáticos da cidade e da região, como a enchente de 1974, a fundação da Universidade do Sul de Santa Catarina, o desenvolvimento do setor de Saúde, a duplicação da BR101, entre tantos outros.