Compartilhe
Uma típica festa alemã com direito a desfile e jantar típico foram o cenário da Reunião Plenária Regional do Extremo Oeste da Facisc realizada nesta sexta-feira, 29/7, em São João do Oeste, que reuniu presidentes e diretores das associações empresariais da região. O evento compôs a programação da Deutsche Woche, a semana alemã realizada no município. Não foi à toa que turismo foi o tema central da reunião.
Segundo o vice-presidente Regional da Facisc, Maikel Frey, o turismo deve ser tratado como pauta prioritária para a região Extremo Oeste. “O turismo tem o mesmo papel de vários outros setores da economia e deve movimentar o desenvolvimento regional”. A consultora especialista em Planejamento e Desenvolvimento de Municípios, Traute Limberger, disse que todo o município tem condições de movimentar o turismo local com planejamento. “O Turismo é o dinheiro novo que entra no município. São João do Oeste gerava 90 mil novos turistas antes da pandemia e esta é a importância de se pensar o turismo integrado na região”. A ideia da vice-presidência regional é movimentar as associações em prol do tema com o planejamento regional. “O trabalho da Facisc e das associações é justamente arregaçar as mangas e fazer acontecer”. Um grupo de trabalho foi formado para desenvolver o Turismo Regional.
Frey liderou a reunião, que teve como anfitriã a Acisjo. O presidente da Associação, Joel Fernando Follmann, destacou a importância de se manter a tradição para incentivar o turismo na região e a cultura local.
O vice-presidente da Facisc, Elson Otto, participou do evento e destacou que o associativismo é união, é troca de experiências, é fortalecimento e liderança. “Quanto mais fortalecidos estamos, melhor para todos nós”.
Durante o evento foi feito uma respectiva dos últimos temas tratados nas reuniões plenárias como o Voz Única, que teve o lançamento esta semana em Florianópolis, Movimento Pró-ponte, a Ferroeste e o Manifesto pela BR-282. Otto explicou que após o dia 15 de agosto irão acontecer encontros regionais com os candidatos para a entrega das cartilhas do Voz Única. O Extremo Oeste também vai mobilizar os empresários e que representam a região.
As conquistas do Movimento Pró-ponte foram apresentadas pelo presidente da Assemit de Itapiranga, Lucir Guareschi, que destacou que após a luta e união das entidades e Poder Público hoje se tem o projeto e edital para construção da ponte sobre o Rio Uruguai entre o município de Itapiranga em Santa Catarina e Barra do Guarita no Rio Grande do Sul. “Este movimento partiu e foi impulsionado pelo movimento associativista. É um resultado das associações empresariais”. O próximo passo agora é lutar pela liberação de verbas para execução das obras. O vice-presidente Regional Maikel disse que depois que a Facisc como o projeto teve sucesso. “Fruto da nossa união”, destacou.
A Ferroeste também foi tema da reunião. O diretor de Relações Internacionais da Facisc, Sérgio Matte, falou sobre a união das entidades para conseguir o valor para a realização do Estudo de Viabilidade Técnica (EVTEA) para confirmação do ramal entre Cascavel no Paraná e Chapecó em Santa Catarina.
Outros assuntos como a Faciscred, o edital do Empreender 2022, a Garante Oeste também compuseram a pauta da reunião.