Compartilhe
No dia 1º de novembro a Associação Empresarial de Saudades e Cunhataí (ACISC) completou 30 anos de fundação e para comemorar a data, associados, autoridades, convidados e imprensa foram reunidos em um evento realizado no sábado dia 06, no clube 15 de Novembro, em Saudades.
A programação relembrou um pouco de história da entidade, homenageou lideranças que estiveram à frente da ACISC desde sua constituição em 1991 e reforçou a importância do associativismo por meio da palestra “Associativismo e o desenvolvimento econômico sustentável”, ministrada por Sérgio Matte, diretor de Relações Internacionais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Na ocasião, a ACISC também recebeu uma placa comemorativa das mãos de Elson Otto, 1º vice-presidente da FACISC.
“Essa comemoração é muito importante porque são 30 anos de história, de muitas lutas e muitas conquistas. A associação é muito forte graças aos presidentes e diretorias que trabalharam e fizeram com que a ACISC crescesse. Também não podemos deixar de agradecer aos empresários associados que, diariamente, depositam a confiança e se unem para fortalecer o município e trazer benefícios para todos”, afirmou a presidente eleita para a gestão 21/22 da ACISC, Jaqueline Mallmann.
A comemoração dos 30 anos da ACISC foi possível graças à parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Saudades e com o Núcleo de Dirigentes Lojistas (NDL) de Cunhataí, além do apoio dos patrocinadores Cooperitaipu, Sicoob Creditaipu, Ceraçá, Auriverde, Cresol, Finestra Móveis e Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.
História
Em 1991, em plena crise do modelo de colonização agrícola implantado pelos imigrantes alemães em Saudades e cidades vizinhas, surgiu a ideia e praticamente a necessidade de se buscar alternativas para manter as famílias próximas.
As terras já não produziam sem correção e aplicação de fertilizantes, bem como não havia mais terras para serem compradas para os casais novos que se formavam. Assim, muitos arrendavam terras, mas depois de pagar a renda não sobrava quase nada para viver.
A melhor alternativa encontrada foi migrar para a região calçadista de Ivotí no RS, para a região industrial de Jaraguá do Sul/SC, para o Mato Grosso e até para o Paraguai onde, mesmo não havendo perspectivas tão boas, era melhor do que ficar na agricultura na região.
Foi assim que, com a existência de pequenas experiências de industrialização existentes em Saudades, por iniciativa de empresários e incentivo da administração municipal da época, com o prefeito Arno Afonso Schwendler, partiu-se para a criação da Associação Comercial e Industrial de Saudades, ACIS, em 1º de novembro de 1991, encabeçada pelo senhor Azir Rüdiger, que foi o primeiro presidente.
Com o lema inicial “unir as forças produtivas para impulsionar o desenvolvimento do município e região”, os anos se passaram e a associação foi parceira das administrações municipais para buscar soluções empresariais para melhorar a atividade das empresas e a qualidade de vida das pessoas.
Em 2009 a base de atuação foi estendida para contemplar também o município de Cunhataí e a denominação da entidade mudou para Associação Comercial e Empresarial de Saudade e Cunhataí – ACISC.