ACISBS tem Diálogos Institucionais com o diretor-superintendente administrativo da Portonave Terminais Portuários




O Diretor-Superintendente Administrativo da Portonave Terminais Portuários, Sr. Osmari de Castilho Ribas, esteve presente em mais uma edição de Diálogos Institucionais realizado na última terça-feira (13/09), na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). Essa edição foi organizada pelo Núcleo de Comércio Exterior, guiado pelo coordenador do núcleo, Jonathan Roger Linzmeyer. A abertura da edição contou com as boas-vindas do presidente da Acisbs, Gilmar Weiss.
Conforme Osmari, hoje o Brasil se encontra em 103º lugar em infraestrutura. “Maior investimento em infraestrutura e melhora na capacidade portuária resulta em expansão econômica como um todo”, comentou. Castilho apresentou os dados de infraestrutura portuária onde o investimento global nos últimos 20 anos foi de 3,8% do PIB, enquanto no Brasil foi de apenas 2,2%. Grandes potências portuárias, como a China, a média ficou em 8,5%. “Esse é o nosso maior desafio para nos posicionarmos melhor no cenário de comercio internacional”, afirmou.
De acordo com Castilho, na linha de exportações, os maiores receptores das exportações brasileiras são os Estados Unidos, com 24%, seguido da China, com 16%. E os produtos são, em sua maioria, madeira e artefatos (47,25%) e carnes (27,07%). “Já na importação, como se observa em todo o mundo, a principal origem das importações brasileiras é a China, com 47%”, afirmou. “No passado, era os EUA, mas hoje esse ocupa o segundo lugar com apenas 9%”, observou Osmari.

PORTONAVE
A Portonave iniciou suas operações em 2007 e vem crescendo em larga escala nos últimos anos, mantendo sempre uma posição de destaque no ramo. Hoje a empresa conta com uma estrutura de 400 mil metros quadrados, 900 metros de cais além de possuir a melhor prancha média operacional entre os portos de carga conteinerizada do país, isto é, a maior quantidade de contêiner movimentados por hora. Segundo Osmari, desde 2007, quando começaram as atividades da Portonave, a cidade de Navegantes passou de 29º para 14º município com mais riquezas por habitante.
De acordo com Osmari, a Portonave está em primeiro lugar no top 5 brasileiro de terminais portuários em produtividade média operacional (mph), seguido dos portos de Santos e de Itapoá, respectivamente.
Conforme Osmari, “há uma necessidade de ampliação para receber navios maiores, mas ainda assim, o Porto tem em sua lista de conquistas, o recebimento do maior navio que já operou na Costa Brasileira: APL Paris com 347 metros” contou.

SOBRE O NÚCLEO
O Núcleo de Comércio Exterior foi lançado no dia 29 de março de 2022 e tem como foco integrar toda comunidade da cadeia logística, comercial e industrial do comércio exterior, ajudar na solução de problemas, além de buscar conhecimentos que envolvam o meio portuário, governamental e do comércio internacional para todos os nucleados, associados e empresários em geral da nossa região. As reuniões do núcleo acontecem toda 2ª quinta-feira do mês, às 18h.