Acisbs cria Escola de Coordenadores




Com o objetivo de desenvolver a liderança dentro dos núcleos setoriais da Acisbs e na entidade, a Associação Empresarial (Acisbs) realizou no mês de julho (20 e 22/07), a Escola de Coordenadores. Nos dois dias de treinamento, foram apresentados conhecimentos e habilidades necessárias para o exercício da coordenação em diversas funções (coordenação, secretariado, gestão financeira de núcleos), inclusive de liderança e estratégia para fomentar as competências do coordenador como agente de transformação e colaboração no desenvolvimento dos nucleados. A escola aconteceu no formato híbrido, parte dos coordenadores acompanharam presencialmente e outros online.
A capacitação reuniu coordenadores e vice coordenadores dos 15 núcleos: Automecânicas; Comunicação e Marketing; Conselho dos Núcleos; Contabilidade; Desenvolvimento Urbano; Imobiliárias; Jovens Empreendedores; Mulher Empresária; Núcleo Regional de Cooperativas; Núcleo de Turismo; Qualidade e Produtividade; Recursos Humanos; Responsabilidade Social; Saúde e Segurança do Trabalho e Tecnologia e Inovação.
No primeiro dia de evento, o grupo participou do Painel Empresarial com Facisc e Acisbs, que recebeu o presidente da entidade Júlio César Teixeira e Jonny Zulauf, integrante do Conselho Superior da Federação. O presidente Sérgio Alves enviou um vídeo, parabenizando a entidade pela iniciativa. “Esta iniciativa é importante, pois através dos núcleos e de suas atividades, fazemos uma evolução, um afloramento de novas lideranças que acabam se destacando dentro do processo associativo”.
O presidente da Acisbs, Júlio César Teixeira, destacou a importância da união de todas as esferas que formam a entidade. “Nós representamos 20 mil pessoas, somos uma entidade em movimento. Precisamos ter o sentimento de pertencimento e de protagonismo”, destacou.
O representante do Conselho Superior da Facisc, Jonny Zulauf, falou do trabalho da Federação e destacou a força da Acisbs neste cenário. “A entidade está entre as cinco mais expressivas do Estado, com uma estrutura forte e sempre presente”, elogiou. Zulauf relembrou a vinda do Programa Empreender na década de 90, e da participação da entidade entre as 12 que fundaram a Federação há 50 anos.
Ainda no primeiro dia de Escola, participaram o diretor do Empreender, Ezequiel de Souza Pereira, o consultor do Empreender na Facisc, Adriano Hubner, e a coordenadora de Núcleos, Caroline Fabiane Pieckocz. Eles falaram de indicadores, relatórios, gestão interna e processos. O primeiro núcleo da Acisbs foi o Núcleo de Automecânicas, criado em 1994. No mesmo ano, ainda foram instituídos outros dois, da Mulher Empresária e de Profissionais de Contabilidade. Na ocasião, também foi lançada a plataforma Multiplica-me, uma rede social própria da entidade.
A Escola ainda compreendeu uma apresentação da comunicação institucional com o diretor de Comunicação da Acisbs, Leonardo Celeski, e pela assessora de comunicação, Fabiane Pickusch Costa. Além da participação virtual de Gilson Zimermann, superintendente Institucional, e Rodrigo Busana, superintendente administrativo e financeiro da Facisc, para falar das Soluções Empresariais.
No segundo dia de treinamento, o primeiro momento foi o Painel Empreender virtual, com o convidado Alonso José Torres, presidente da Ópera Eventos, organizadora da ExpoGestão, encontro empresarial realizado em Santa Catarina, que em 2020 realizou um encontro digital com mais de 5 mil participantes de todo Brasil. Alonso sempre circulou no meio associativo e por meio de parceria empresarial, alavancou a capilaridade do evento estreitando a parceria com a Facisc. “A lógica de participar e ativar os núcleos é motivação. O que eu vou fazer no núcleo? É preciso fazer uma missão, uma apresentação de case, de temas que envolvem os participantes”. Ele ainda relembrou a criação do Feirão do Imposto, outra ação que teve início no Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação de Joinville.
Na sequência, o empresário e diretor da Acisbs, Ismar Becker, fez um bate-papo com os coordenadores e falou sobre organização, liderança e estratégias. “Nós, enquanto entidade empresarial, temos responsabilidade social e política, não partidária. Precisamos ter proatividade nos temas que envolvem os nossos negócios”, comentou. Becker destacou que ter visão holística é essencial para conhecer e entender o papel de associado, nucleado, diretor. Assim como, conhecer o que a Associação pode fazer.
Encerrando a Escola de Coordenadores, Ricardo Dalbosco, falou de posicionamento e marca pessoal com a palestra “Como trazer negócios para sua empresa por meio da sua marca pessoal”. A conversa virtual proporcionou aos coordenadores compreender a importância de chamar a atenção para os CPFs. “O empresário precisa ir para o front vender. É a primeira vez na história que PMEs – Pequenas e Médias Empresas têm condição real de ter capilaridade e vazão. É necessário criar conteúdo que agreguem conhecimento. Não na rede que a gente quer e sim, onde o nosso público está”, destacou o profissional.
Dalbosco é mentor de construção e fortalecimento de marca pessoal para profissionais nos EUA, Brasil, Europa e África, tendo sido referência em nível nacional a respeito de estratégias no LinkedIn.
Programa Empreender – foi desenvolvido no âmbito de um projeto de cooperação técnica entre Associações Comerciais Santa Catarina e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e da Alta Baviera (Alemanha) no início dos anos 90. O programa visa o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas e o elemento-chave para seu sucesso foi a criação e implementação dos chamados Núcleos Setoriais.
Multiplica-me – é para qualquer comunidade ou corporação que precisa de um espaço exclusivo, com ferramentas que proporcionam o engajamento. Hoje as comunidades precisam usar uma caixa de ferramentas desconectadas como Trello, Google Drive, Whatsapp, Email, Redes Sociais, planilhas etc. para alcançar os objetivos, que com o Multiplica-me consegue ter de forma integrada. Em parceria com a Federação, a ferramenta está sendo inicialmente implantada nos Núcleos Empresariais para fazer a gestão e a integração dos membros.

Fabiane Pickusch Costa
Jornalista MTB 02447 JP
(47) 99255.4358
fabiane@acisbs.org.br