Compartilhe
Entre os eventos realizados durante o Congresso Empresarial da FACISC e Fórum CACB Mil, nesta segunda-feira (28/9) foi realizada a Plataforma de diálogo DEL, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local promovido pela Facisc e Associações, em uma parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios. No encontro foram apresentadas as experiências na implantação do DEL nos municípios de Quilombo e Iporã do Oeste.
Para Doreni Caramori Jr, diretor financeiro da FACISC e responsável pelo DEL em Santa Catarina, o Programa serve como ferramenta para que os municípios se tornem ambientes mais propícios ao desenvolvimento. “Nosso desafio é cada vez mais dar competitividade para as empresas e gerar a melhoria do ambiente empresarial onde estão inseridas”, destacou o diretor.
Entre os resultados apresentados, Rodrigo Conci, presidente da Associação Empresarial de Quilombo, falou sobre a aquisição de automóvel para o setor de fiscalização do município a revisão e atualização do plano diretor para mudança do padrão das construções, a organização da área industrial, a profissionalização do Departamento de Cultura e o workshop oportunidades do setor lácteo do para o Oeste catarinense. “Com o DEL dividimos as responsabilidades e todos se envolvem”, destacou Rodrigo.
Rodrigo contou que antes mesmo da implantação do Programa a Associação já colaborava com outras ações para a melhoria do município, como por exemplo, a busca de auxilio financeiro o projeto para reforma do asilo, mudanças na iluminação da cidade e da igreja em parceria com o Núcleo da Mulher Empresária, a instalação de totens turísticos em parceria com a Aurora, para resgatar a história de Quilombo. “A gente tem que se envolver, caso contrário não acontece”, declarou Rodrigo.