Compartilhe
Na sexta-feira (26), Associações do Extremo Oeste, Noroeste e Oeste de Santa Catarina participaram do 1° Encontro de ACIs Regionais, realizado na cidade de Pinhalzinho. Com o tema “Vencendo Fronteiras”, o evento teve três oficinas – mídia training, inteligência emocional e marketing digital –, Momento Empresarial Internacional Paraguai e Argentina e um painel vivencial político – com os cases dos prefeitos de Joinville e de Pinhalzinho.
Segundo o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, a entidade trabalha para que os empresários se unam cada vez mais e tenham a possibilidade de dialogar. Sobre o evento, ele diz que os organizadores estão de parabéns, pois oportunizaram uma maior participação e, consequentemente, a troca de informações.
Reck disse que muitos empresários estão com dificuldades financeiras, porém, alertou que são aqueles que não saem para buscar novas opções e ver o que está acontecendo. “É extremamente importante que a associação empresarial articule para que os seus empresários participem de eventos como esse”, disse lembrando que é muito importante que a estrutura interna da entidade também participe, pois é ela que dará suporte ao empresariado. “Parabéns a todos que saíra da sua zona de conforto e participaram deste evento. Juntos nós podemos fazer mais com menos”.
Reforçando que a Federação tem buscado multiplicar as boas práticas, o presidente da Facisc adianta que o projeto será difundido ao Estado todo. “Parabéns ao Grande Oeste que está fazendo a diferença em nível de Estado”.
Vice-presidente da Regional Noroeste da Facisc, Allan Edgar Kreutz, falou que mais de 280 pessoas ligadas a associações participaram do evento. Para ele, isso fortalece ainda mais o associativismo voluntário que é praticado. “Esperamos que essas ações possam ser replicadas em todo o Estado”, disse ele reforçando que apesar da distância da capital, este tipo de evento aproxima as entidades.
De acordo com o presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Aldo Luiz Pan, é preciso parabenizar os organizadores, pois este tipo de evento aproxima o empresariado e fortalece o associativismo. “A cada dia que passa, percebemos que é fundamental a organização em grupo, de forma associativista”, disse ele frisando que o evento, além de integrar o empresariado, oportuniza a troca de informações e o estreitamento de relacionamento. “Acho que estamos fazendo estes encontros de forma certa. Precisamos manter isso para que num curto espaço de tempo possamos atravessar esse momento difícil”.
Avaliação
Representando a Câmara Regional de Indústria, Produção e Comércio (Cripco) da Argentina, Jorge Hein e Carlos Mielniczuk, disseram que “é muito interessante como vocês estão organizados. Os outros apreendem com vocês e vocês apreendem com os outros”. Para Hein, o intercambio e a troca de experiência entre Brasil e Argentina engrandece os dois lados e ajuda para uma melhor compreensão.
Participação
Embora várias associações tenham participado do evento, a Acislo recebeu uma placa, pois foi a entidade com a maior comitiva que participou do econtro. Além de diretores, houve a participação de empresários, coordenadores de núcleos e equipe interna.