Compartilhe
O sonho de implantar uma incubadora de empresas em Campos Novos está se tornando realidade, por meio de uma parceria entre a Associação Empresarial Camponovense – ACIRCAN, Prefeitura Municipal de Campos Novos e atuação da Câmara Técnica, do DEL (Programa de Desenvolvimento Local).
A incubadora de empresas é uma forma de estimular o empreendedorismo, fortalecendo e preparando as pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado.
É um local que abriga esses negócios, oferecendo estrutura capaz de estimular, fornecer e agilizar a transferência de resultados de pesquisa para atividades voltadas à produção.
No dia 26 de abril foi assinado o termo de colaboração da incubadora tecnológica de inovação camponovense, entre a prefeitura representada pelo prefeito Sílvio Alexandre Zancanaro e a ACIRCAN representada pelo presidente Ilceu Luiz Machado Coutinho.
“Esta é a primeira parte, onde compreende toda a constituição, a montagem e o regramento dessa incubadora” afirmou o prefeito Zancanaro. As instalações da incubadora serão no prédio do Agiliza. “E para isso nós já estamos em tratativas, o projeto das salas deverá ser apresentado para nós em um prazo de 60 a 90 dias, e estaremos realizando ainda este ano a contratação da reforma do local para termos este centro de inovação e tecnologia dentro do nosso município” explicou Zancanaro. Que completou informando que já existem empresas que demonstraram interesse em serem incubadas.
O presidente da Associação Empresarial (ACIRCAN), Ilceu Luiz Machado Coutinho, destacou que o projeto deve ser um marco na sua gestão.
Além de projetos voltados ao agronegócio a incubadora estará aberta para os mais diversos ramos de inovação que tenham interesse em participar assim que o edital for lançado.
Coutinho informou que visitas técnicas estão sendo realizadas com objetivo de conhecer outros projetos de incubadoras na busca de conhecimento para auxiliar no planejamento em Campos Novos. A equipe técnica composta por representantes da ACIRCAN e da prefeitura de Campos Novos, estiveram no município de Luzerna, que tem um projeto destaque em Santa Catarina; em Joaçaba no Polo Inovale e também conhecendo a incubadora no município de Fraiburgo.
De acordo com Coutinho as próximas visitas técnicas previstas são para Lages e Blumenau. “Isso tudo para obtermos ideias além de conhecer a melhor forma de organização porque vamos inovar e trazer o melhor para Campos Novos”, afirmou.
A partir de agora os tramites burocráticos serão realizados pela equipe da ACIRCAN, entre eles a formação do CNPJ, estatuto, regimento interno e seleção da equipe que vai trabalhar na Incubadora, por meio de processo seletivo. Etapas que serão seguidas conforme cronograma estabelecido pela associação empresarial.
Coutinho destaca que a ideia da incubadora surgiu desde o seu primeiro mandato como presidente da ACIRCAN. Ideia que foi de encontro ao projeto do prefeito Silvio Alexandre Zancanaro e desde então as conversas de alinhamento seguiram até chegar ao momento de execução efetiva deste grande projeto. “Resolvemos então unir as forças e desta forma surgiu a parceria da incubadora com investimento público/privado. A incubadora do município de Campos Novos é fundamental para dar oportunidade para os empresários, aos jovens que vai fortalecer a economia do município”, finalizou Coutinho.
ASCOM – ACIRCAN