ACIOC é favorável a Reforma Administrativa no Brasil




Está tramitando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados a proposta da Reforma Administrativa que preconiza uma reorganização do serviço público com foco no futuro.

Entre os benefícios desta reforma para o Brasil, destaca-se a economia de R$ 300 bilhões nos próximos 10 anos, aumenta o poder de investimento do Poder Público que, atualmente, não ultrapassa o percentual de 5% e moderniza o serviço público brasileiro com foco na adequação às novas tecnologias e modernização de todo o processo.

Na tarde de quinta-feira (20), o presidente da ACIOC, Angelo Junior Radavelli participou de uma reunião da FACISC com a presença do Deputado Federal Darci de Matos (PSD/SC) que apresentou os dados e falou sobre a importância da Reforma.

“Acreditamos muito no potencial do serviço público e entendemos que ele precisa evoluir, se adequar às novas condições tecnológicas que vivemos e entendermos que estamos em uma nova era onde essa reforma é muito importante. Destacamos também que os direitos adquiridos dos servidores precisam ser mantidos, mas reforçamos que o olhar é daqui para a frente, pensando no futuro sustentável de toda a nação brasileira”, afirmou o presidente.

A ACIOC enviará uma Moção de Apoio ao deputado Darci de Matos.

Entenda a Reforma Administrativa:

De acordo com a Agência Brasil, pelo Regimento Interno da Câmara, cabe à CCJ avaliar a constitucionalidade das propostas, não emitindo parecer sobre o mérito. Caso a proposta seja aprovada no colegiado, a reforma ainda precisará ser analisada por uma comissão especial e depois, em dois turnos, pelo plenário da Casa. A expectativa é que o colegiado realize a votação na terça-feira (25).

A PEC 32/20, encaminhada ao Congresso Nacional em setembro do ano passado, altera disposições sobre servidores, empregados públicos e organização administrativa. Entre outros pontos, o texto estabelece cinco novos tipos de vínculos para os novos servidores.

Pela proposta, apenas as carreiras típicas de Estado terão a garantia de estabilidade no cargo após um período de experiência. De acordo com o texto, uma lei complementar vai definir quais serão essas carreiras e seus critérios.

O texto mantém a previsão de realizar concurso para cargos permanentes fora das carreiras típicas de Estado, mas ressalta que haverá uma segunda etapa de “vínculo de experiência” de, no mínimo, dois anos, e que a investidura para os mais bem avaliados ocorrerá ao final do período, dentro do quantitativo previsto no edital do concurso público.

Além disso, será permitido o ingresso por seleção simplificada para alguns vínculos, inclusive com a previsão de vínculo por prazo determinado. A PEC também prevê a substituição das “funções de confiança”, que atualmente devem ser ocupadas por servidores que tenham cargos efetivos, pelos “cargos de liderança e assessoramento”.

O texto permite ainda ao presidente da República extinguir órgãos públicos por meio de decreto e que a União poderá instituir normas sobre gestão de pessoas, política remuneratória e de benefícios, além de progressão funcional.

No caso do Legislativo, o texto da reforma permite a esse poder editar normas gerais para delegar a particulares atividades exercidas pelo poder público. O dispositivo autoriza a contratação de empresas privadas, organizações não governamentais (ONGs), entre outros, para realizar o trabalho que hoje é desempenhado somente por servidores públicos.

O texto declara nula a concessão de estabilidade no emprego ou de proteção contra a despedida para empregados de empresas públicas, sociedades de economia mista e das subsidiárias dessas empresas e sociedades por meio de negociação, coletiva ou individual, ou de ato normativo que não seja aplicável aos trabalhadores da iniciativa privada.

A proposta também restringe a participação do Estado na atividade econômica. Pela proposta, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado será proibida, salvo nos casos previstos na Constituição.

Entre os pontos colocados na PEC, estão os que tratam da proibição do aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos; da proibição de férias em período superior a 30 dias pelo período aquisitivo de um ano; e aposentadoria compulsória como modalidade de punição.

“Em relação à aposentadoria compulsória como modalidade de punição, destaca-se que, atualmente, os servidores públicos não possuem tais benesses. Os únicos agentes públicos que a possuem são os membros do Poder Judiciário, Ministério Público e [dos] Tribunais de Contas que, no entanto, não estão alcançados pela presente reforma constitucional. Assim, a PEC não produzirá qualquer inovação acerca do tema”, anotou o relator.

Mais informações sobre o assunto, você encontra no site oficial da Câmara dos Deputados. Acesse este link. https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ccjc

*Texto Angelo Junior Radavelli.







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