Compartilhe
A Associação Empresarial de Navegantes (Acin), através da sua diretoria, que está comprometida com o crescimento sustentável do município, promoveu um novo debate para avaliar o andamento dos trabalhos de revisão do plano diretor.
A reunião ocorreu na sede da entidade na quarta-feira (02/03) e contou com a presença do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Sinduscon) e presidente do colegiado de delegados que reavaliam o plano, Charles Kan. O empresário cobrou mais envolvimento do colegiado nas reuniões semanais que discutem o futuro da cidade. “Percebemos ao longo do tempo uma morosidade nas tratativas do plano, bem como a falta de comprometimento das pessoas envolvidas. Essa situação precisa ser reavaliada para que a sociedade civil organizada tenha, de fato, participação na aprovação final do documento”,destacou Charles.
O arquiteto e urbanista, Sérgio Gollnick, responsável pela empresa, Le Padron, contratada pela Prefeitura para prestar consultoria na elaboração no novo plano, também participou do debate. Sérgio destacou que o município está fazendo a sua função e que a participação da sociedade, através das entidades de classe, é fundamental para a elaboração de um projeto que atenda os interesses de todos e que acima de tudo, estabeleça diretrizes sustentáveis de Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Saneamento, Turismo, Negócios, Geração de Empregos e Renda, Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Habitação e demais áreas em que o plano tem influência direta. “Nós precisamos criar as nossas regras. Não podemos permitir que grandes empresas e investidores venham para o município e queiram criar as regras do jogo”, enfatizou.
O especialista apontou também alguns problemas crônicos do município como a limitação no fornecimento de água e energia elétrica. Sérgio informou que alguns projetos para minimizar essas questões já estão sendo pensados. “Temos que desenvolver condições para que Navegantes seja autosuficiente em recursos hídricos e isso é um grande desafio”, destacou.
Diretores e associados da Acin acompanharam o debate e questionaram sobre a morosidade dos trabalhos. O presidente da entidade, Rinaldo Luiz de Araújo, ponderou que são muitos detalhes para serem avaliados, porém destacou que é preciso ter celeridade e comprometimento dos envolvidos para que a avaliação do plano aconteça de forma dinâmica e bem estruturada. “O documento estabelece ações que vão impactar o futuro do município e em função disso precisa ser minuciosamente avaliado. Neste momento é preciso deixar os interesses pessoais de lado e agir de forma ampla e organizada”, finalizou Rinaldo
Saiba mais…
O plano diretor vigente foi elaborado em 2008 e hoje não condiz mais com a realidade de desenvolvimento do município, que nos últimos anos apresentou um crescimento acima da média. O novo plano está sendo elaborado com a participação de 88 delegados, dos quais 44 titulares e 44 suplentes, representantes dos segmentos da sociedade civil organizada e do Poder Público Municipal. As reuniões de revisão do plano são realizadas duas vezes por semana. Depois de concluído, o projeto será encaminhado para a aprovação na Câmara de Vereadores.
Agende-se: Na próxima terça-feira (08/03), a tradicional reunião da Acin vai ter como pauta os trabalhos da Polícia Federal, com cães farejadores, na região e no aeroporto de Navegantes. A reunião terá início às 19h e contará com a presença do agente especial Cruz. Participe, informações (47) 3342.2037, ou pelo E-mail: acin@acin.com.br
Associado, acesse o Site: www.acin.com.br e acompanhe as ações da sua entidade.
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Acin – Associação Empresarial de Navegantes