Compartilhe
A reunião da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) desta terça-feira (22/11) contou com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros Militar da cidade, capitão Maico Francisco de Alcântara. Na ocasião foram apresentadas as ações da corporação para a temporada de verão 2016/2017, bem como a estrutura existente no município, que será reforçada em 2017 com aquisição de uma nova ambulância e com a chegada de um novo caminhão tanque, com capacidade para 15 mil litros de água, doado pela empresa Navship.
De acordo com informações repassadas pelo comandante, a extensão da faixa de areia da praia de Navegantes é de 11 quilômetros e para atender toda a orla seriam necessários 30 postos guarda vidas, mas no entanto, existem atualmente 06 postos guarda vidas e 10 guaritas para observação. Ao todo, 80 profissionais irão atuar durante a temporada, sendo escalados 40 por dia a partir do mês de dezembro. A novidade para essa temporada será a instalação de um posto contêiner na praça central da praia.
O equipamento foi doado pelo Instituto Portonave e vai servir como projeto piloto para a implantação de outros postos semelhantes ao longo da praia nas temporadas seguintes. Segundo Alcântara, a ideia é firmar uma parceria com a iniciativa privada e aos poucos substituir todos os postos fixos por móveis, desta forma durante o inverno eles seriam removidos para manutenção e realocados nas temporadas de verão. “O vandalismo gera prejuízos inaceitáveis nos postos fixos e com a implantação dos postos contêineres nós evitaremos essas ações, entre outras que são realizadas nos equipamentos fixos durante o inverno“, enfatizou.
O encontro contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Receita de Navegantes, Antônio Carmona, de vereadores eleitos no último pleito eleitoral e do vice-prefeito eleito, Donizete José da Silva, que fez o uso da palavra e reafirmou o envolvimento da nova gestão com as ações da Acin e da comunidade em geral.
O presidente da Acin, Rinaldo Luiz de Araújo, enfatizou a importância da união do poder público municipal, entidades de classe, autoridades e comunidade em geral para o bem comum. Rinaldo destacou que a Associação Empresarial sempre estará de portas abertas para discutir, contribuir e buscar soluções para os problemas da cidade. “A classe empresarial e a comunidade de modo geral tem a obrigação de auxiliar na manutenção positiva do município. Se cada um fizer a sua parte teremos uma cidade com uma qualidade de vida acima da média”, destacou.