Compartilhe
A Associação Empresarial de Navegantes (Acin), através do presidente, Rinaldo Luiz de Araújo, bem como da sua diretoria executiva, estabeleceu oficialmente a criação de um Núcleo Setorial para discutir e buscar soluções na área de Segurança Pública.
A ideia já vinha sendo amplamente discutida na entidade, mas ganhou força após a constatação da inoperância e conotação política do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), bem como em função do crescimento absurdo dos índices de criminalidade no município.
A oficialização do Núcleo ocorreu durante reunião extraordinária, realizada na última sexta-feira (15/09), na sede da entidade.
“Criamos o Núcleo de Segurança da Acin e vamos convidar representantes das entidades de classe do município, autoridades e representantes dos órgãos competentes para debater o tema de forma sistemática e organizada. Dessa forma poderemos, em conjunto, encontrar soluções para os problemas, bem como cobrar as ações necessárias. Todo esse trabalho deveria ser realizado pelo Conselho de Segurança, mas não vem ocorrendo”, informou o presidente da entidade.
Rinaldo destacou ainda que a Lei em vigor só permite que a presidência do Conseg seja ocupada pelo secretário municipal de Segurança Pública. “Essa condicionante, no nosso ponto de vista, dificulta a participação e a ação da comunidade nas tomadas de decisões. Solicitamos a mudança da Lei, mas não fomos atendidos e em função disso tomamos a iniciativa da criação do Núcleo de Segurança da Acin”, enfatizou.
O Núcleo nasce com a premissa de promover ações constantes no combate à criminalidade e tentar envolver toda a sociedade nessa questão. O tema será abordado em diferentes aspectos, com reuniões mensais e ações direcionadas. Seminários com especialistas, campanhas de massificação da segurança, como a Rede de Vizinhos da Polícia Militar, busca de efetivos e estrutura para as Polícias, manutenção dos espaços públicos, aperfeiçoamento no trabalho de monitoramento através de câmeras, entre outras ações farão parte do trabalho do Núcleo.
Essa é mais uma ação que vem fortalecer o “Pacto pela Segurança Pública” proposto pela classe empresarial da cidade, através da Acin. “Não podemos ficar inertes aos acontecimentos e esperando a boa vontade da classe política. Temos sim que nos mobilizar e mostrar a nossa força. Vamos à busca dos nossos direitos”, finalizou Rinaldo Luiz de Araújo.
O Programa Empreender
O Núcleo de Segurança Pública faz parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.