Compartilhe
As diretorias da ACIJS e da ACIAG reforçaram nesta quinta-feira (30) a necessidade de maior celeridade no projeto de duplicação do trecho estadualizado da BR-280, durante visita do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, à região.
O secretário cumpriu roteiro que incluiu passagens pela SC- 108, em Massaranduba, e vistoria aos serviços que estão sendo executados na BR-280 em Guaramirim (viaduto de acesso à localidade de Guamiranga) e à ‘Ponte do Portal’, na divisa com Jaraguá do Sul.
O horário de pico no começo da tarde, permitiu ao secretário de infraestrutura e Mobilidade Jerry Comper ver de perto um dos dramas da comunidade do Vale do Itapocu com a logística da principal rodovia da região. Situada na divisa entre Guaramirim e Jaraguá, a ‘Ponte do Portal’ tem preocupado a classe empresarial e mereceu pedido para ser colocada como ‘prioridade entre as prioridades’ ao representante do Governo do Estado.
Falando em nome das entidades, Daniel Marteleto Godinho, vice-presidente da Associação Empresarial de Jaraguá e diretor da WEG, citou como um dos exemplos as dificuldades que a própria empresa tem no deslocamento de equipamentos pesados como motores elétricos de grande porte, em operações que envolvem escoltas e por vezes chegam a bloquear toda a extensão da ponte e congestionam boa parte da rodovia até o acesso à BR-101 em destino a outras regiões.
Com o cronograma das obras em mãos, o secretário ouviu o apelo de lideranças sobre a importância do investimento na duplicação e disse que o estado está empenhado com a obra. Jerry Comper reforçou que a vistoria teve como objetivo conhecer de perto as demandas e dar a atenção que o projeto merece pela representatividade econômica da região.
A engenheira Debora Patti, responsável pela obra, informou que o prazo de entrega do projeto de duplicação, em sua integralidade na extensão de pouco mais de 9 quilômetros, está previsto para abril de 2024. E deu uma projeção de entregas: a travessia elevada do Guamiranga, já nos próximos meses, a ‘Ponte do Portal’, com a conclusão em 9 meses, o Viaduto do Mannes e, simultaneamente, a implantação das passarelas de pedestres previstas no trecho.
Acompanhando a agenda do secretário, os deputados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso, que representam a região na Assembleia Legislativa, e o prefeito de Jaraguá, Jair Franzner, enfatizaram a necessidade de intensificação da obra. O deputado estadual pela região de Joinville, Maurício Peixer, também acompanhou a comitiva.