ACIJS conclui novo ciclo e projeta novidades para o programa Mentoria Empreendedora




A ACIJS concluiu no dia 8 mais um ciclo do programa Mentoria Empreendedora, iniciativa que desde 2019 vem proporcionando oportunidades de melhoria da gestão a empresários de Jaraguá do Sul e, inclusive, de outras regiões do estado.

Implementada com o escopo da educação corporativa, o programa se constitui em uma das inovações da entidade no sentido de aprimorar a capacidade realizadora de empreendedores em negócios já consolidados, aos que recém iniciam ou se projetam em novas empresas. Para isso, os participantes contam com três ferramentas que formam o programa: Diagnóstico, Curadoria e Mentoria.

Além do suporte da equipe da ACIJS, os inscritos no programa, ou mentorados, contam com um time de mentores formado por CEOs de empresas da região, profissionais de reconhecida experiência em várias áreas de gestão e ex-presidentes da ACIJS que integram o Conselho Superior da entidade.

A presidente da ACIJS, Ana Clara Franzner Chiodini, resume o propósito da entidade com a formatação da educação empreendedora: promover conexões e conhecimentos que potencializam o ecossistema empresarial jaraguaense. Ela destacou a importância da iniciativa para os empreendedores, como uma oportunidade de desenvolvimento dos seus negócios, contando com a expertise de gestores que enfrentaram o mesmo caminho até se tornarem bem sucedidos em seus segmentos de atuação.

Os resultados positivos, conforme a diretoria da ACIJS, permitiram a expansão do programa de mentoria. Além de empresários de Jaraguá do Sul, a iniciativa já contou com participantes de Schroeder, Araquari, São Bento do Sul e Itajaí. Por seu caráter inovador junto ao sistema associativista empresarial, o programa foi apresentado a outras entidades no estado e teve seu alcance ampliado para o setor de comércio por meio da parceria entre a ACIJS e a CDL de Jaraguá. Em 2023, a meta é ampliar ainda mais o projeto inovador.

Marcos Roberto Zick, vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial da ACIJS, falou sobre a trajetória do programa, que neste ano contou com 30 duplas de mentores e mentorados. Segundo ele, a troca de experiências entre dois empresários, proporciona mais assertividade nas tomadas de decisão, na gestão de pessoas, nos relacionamentos com clientes, e no direcionamento frente aos desafios que almejam para o futuro.

O engenheiro Paulo Rubens Obenaus, ex-presidente e conselheiro da ACIJS, que faz parte do time de mentores, entende que o compartilhamento de conhecimento é um dos ganhos mais importantes que o associativismo pode propiciar aos empresários participantes. Segundo ele, se trata de uma relação de confiança e até de cumplicidade em que o mentorado precisa ter a mente aberta para tirar proveito da experiência de mentores, um processo de complemento que se soma na caminhada como empreendedor.

Na mesma linha de pensamento, a administradora de condomínios Karolliny Dutra, uma das mentoradas deste ciclo, diz ter encontrado no programa não só o conhecimento que pode fazer diferença em sua área de atuação, mas especialmente a empatia necessária em qualquer relação de negócios.

Estrutura da educação empreendedora

O programa consiste de três ferramentas à disposição dos participantes: Diagnóstico, Curadoria e Mentoria.

O primeiro passo é o Diagnóstico, que visa identificar os problemas e necessidades do empreendedor, indicando soluções para auxiliar na melhoria do negócio. A partir do Diagnóstico, traçado com base em entrevistas e análises feitas por especialistas, o participante tem a opção de contar com uma Curadoria ou de uma Mentoria ou, ainda, com as duas ferramentas.

Na Curadoria, o empreendedor vai dispor de suporte de profissionais da equipe interna da entidade, com recomendações de conteúdos oferecidos por instituições parceiras da ACIJS. Apoiado nas percepções apontadas com base no diagnóstico, o participante receberá as informações indicadas tanto para gestão financeira, vendas, marketing ou em que área necessitar.

Na Mentoria, além do suporte de especialistas da ACIJS, o participante tem a oportunidade de contar com um time de empresários de reconhecida experiência, como fundadores de empresas, CEOS, e executivos da alta gestão, que atuam voluntariamente como mentores. Em reuniões online e encontros presenciais durante os seis meses de duração de cada ciclo, eles compartilham suas vivências e como enfrentaram dificuldades, muitas vezes comuns aos participantes, e como as superaram até consolidarem as suas carreiras e os seus negócios, desta maneira auxiliando no aprendizado de seus mentorados.

Podem participar do programa empresários de todos os segmentos, associados da ACIJS ou de qualquer entidade ligada ao sistema associativo empresarial. Além do programa, a ACIJS também oferece a série Trilha Empreendedora com capacitações com focos específicos nas áreas de vendas e marketing, gestão financeira, gestão de pessoas e gestão estratégica.

Interessados em conhecer a metodologia e participar da Mentoria Empreendedora e da Trilha Empreendedora podem fazer contato pelo e-mail educacao@acijs.com.br, telefone (47) 3275-7010 e Whatsapp (47) 98804-4084.