ACIJ sedia apresentação do Simples Trabalhista, palestra sobre eleições e lançamento de livro de Moacir Pereira




O Salão Nobre Schulz ficou repleto de associados, parceiros, lideranças empresariais, políticas e comunitárias nesta segunda-feira, dia 25 de outubro, durante a Reunião do Conselho da ACIJ.

Sempre atendendo aos protocolos de prevenção à pandemia, a agenda teve três pautas: apresentação do Simples Trabalhista com o deputado federal Darci de Matos, palestra sobre o cenário eleitoral com o jornalista Moacir Pereira e lançamento do livro “Pedro Ivo Campos – Um Perfil Jornalístico”.

O evento contou com a participação do presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves que reforçou a importância do projeto para os microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte para a desoneração.  “A exemplo do Simples Nacional, este parece ser um projeto de lei bem oportuno que agiliza e desburocratiza”, destacou.

SIMPLES TRABALHISTA
O deputado Darci destacou que o projeto de lei do Simples Trabalhista tem como objetivo facilitar as contratações nas micro e pequenas empresas. “O Simples Nacional contempla o tratamento tributário diferenciado, mas não trata das questões trabalhistas. Precisamos fazer esta diferenciação de acordo com o porte da empresa para manter a economia aquecida”, defendeu.

CENÁRIO ELEITORAL
O jornalista Moacir Pereira projetou e analisou possíveis cenários para a disputa eleitoral do ano que vem. Segundo ele, as movimentações dos pré-candidatos às eleições majoritárias de Santa Catarina têm como objetivo a conquista de espaço dentro dos partidos e o reforço dos nomes na memória do eleitor. “O cenário estadual está totalmente aberto. A única certeza é de que as candidaturas e as possibilidades de vitória estarão vinculadas às definições em torno das eleições para a Presidência da República”, avaliou.

LANÇAMENTO DE LIVRO
Com prefácio do jornalista e historiador Apolinário Ternes, o livro “Pedro Ivo Campos – Um Perfil Jornalístico” é constituído de entrevistas realizadas por Moacir Pereira e outros jornalistas desde o período em que Pedro Ivo Campos atuou como prefeito de Joinville até os anos em que governou Santa Catarina. “A ideia do livro surgiu há mais de 15 anos. Fiquei mais de um ano pesquisando e, para isso, viajei a Joinville e a Brasília. A família me entregou todo o material necessário para construir a obra”, pontuou Moacir.

ACIJ
O presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini, agradeceu ao deputado e ao jornalista pelas apresentações e destacou que tanto o Simples Trabalhista quanto as eleições do ano que vem têm reflexos diretos na economia. “Há uma grande preocupação do setor produtivo com as questões econômica e social, principalmente em relação à geração de empregos. Na ACIJ, vamos dar nossa contribuição com o Programa Joinville Emprega+, em parceria com Prefeitura e FIESC, para capacitar quem está desempregado ou desalentado”, destacou.