Compartilhe
A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) lançou na manhã desta quinta-feira, 25, o Projeto de Iniciativa Popular que visa propor Emenda a Lei Orgânica de Itajaí para reduzir o número de vereadores de 21 para 12, já na próxima eleição. Atualmente Itajaí possuiu 139 mil eleitores e para que a proposta vá a votação na Câmara de Vereadores é preciso reunir 10 mil assinaturas, mas o objetivo é reunir um número maior. O prazo para colher assinaturas é até 15 de abril.
Durante a coletiva, o presidente da ACII, Eclésio da Silva, enfatizou que esta bandeira não é apenas da entidade, mas sim de toda a sociedade civil organizada, representada pelas entidades de classe. Inclusive, citou que na noite de quarta-feira, 24, diversos representantes estiveram reunidos para formatar a proposta de redução dos vereadores. “É uma bandeira apartidária. Estamos apresentando essa proposta pela forma que hoje se conduz os trabalhos na Câmara. Está claro que 12 vereadores são suficientes”, destacou, ao falar ainda que a diminuição impactará diretamente em economia aos cofres públicos.
O presidente da CDL de Itajaí, Hamilton Sedrez, salientou apoio da entidade ao abaixo-assinado. Ele falou que diversas cidades da região levantaram a bandeira na redução do número de legisladores e Itajaí não poderia ser diferente. “A nossa cidade se tornou uma das maiores economias do Estado e acreditamos que a população merece essa reposta da Administração Pública, que é o melhor investimento dos recursos”.
O vereador, Clayton Batschauer, comentou que participou do Poder Legislativo tanto com 12 quanto com 21 vereadores e falou da eficiência com menos legisladores. “A quantidade atual está muito aquém da qualidade esperada. Além disso, hoje um dos principais motes da sociedade é a eficiência e economia na gestão pública”. Ele ainda citou que conforme orientação do Ministério Público Federal, cidades com população estimada em 200 mil habitantes deveriam contar com 12 vereadores.
Já o presidente do Observatório Social de Itajaí, Paulo Sabatke Filho, ressaltou adesão ao Projeto de Iniciativa Popular, uma vez que o propósito da entidade é a buscar seriedade na aplicação do recursos públicos. “Nestes 8 anos da existência da entidade em Itajaí conseguimos resultados muito satisfatórios. Acompanhando as licitações, percebemos que milhões foram economizados. Agora é a vez de nos unirmos para que os recursos direcionados a esses 21 vereadores sejam economizados e melhor investidos na cidade”, disse.
O presidente Eclésio disse que este é o primeiro passo da campanha de melhor gestão do dinheiro público. “Posteriormente, vamos sugerir em quais áreas estes valores podem ser mais bem aplicados, conforme os anseios da população”.
Para assinar o abaixo-assinado é necessário informar nome completo, CPF, nome da mãe, endereço, nº do título de eleitor e data de nascimento. As assinaturas serão colhidas nas instituições educacionais de Itajaí, empresas associadas às entidades participantes, nos supermercados da cidade, nos terminais de ônibus coletivo e pontos estratégicos a ser estudados e posteriormente divulgados. “Se necessário for contrataremos estagiários para buscar as assinaturas da população”, finalizou o presidente.
Entidades participantes:
ACII, ADAC, AMPE, AREA, CDL, CENTROLOJAS, CRA, CREA, INTERSINDICAL PATRONAL, OBSERVATÓRIO SOCIAL, SINDUSCON, UNIMED, UNIVALI e OAB – Subseção Itajaí.