Compartilhe
A entidade vai disponibilizar 50 mil reais para desenvolver iniciativas de empreendedorismo, cultura e educação, e outros 20 mil reais, da parceria com a empresa Ondrepsb, para projeto que vai beneficiar pessoas com deficiência.
Cinco novas iniciativas irão receber auxilio da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) para desenvolverem suas ações nas comunidades da Capital em 2016. Por meio da quinta edição do Programa de Apoio a Projetos (PAP 5), a entidade vai destinar 50 mil reais para quatro projetos das áreas de educação, empreendedorismo e geração de emprego e renda, que irão beneficiar jovens, adultos e mulheres de baixa renda. São eles: Mulheres Empreendedoras, do Centro de Educação e Evangelização Popular; Projeto De Educação Comunitária, da Integrar; Trilha para o Futuro, da Irmandade do Divino Espírito Santo; e Capacitação em Ecomoda, do Grupo Integrado Obras Sociais.
Já a 4ª edição do Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva, do Grupo Nação do Estado de Santa Catarina, terá o apoio da empresa Ondrepsb, parceira da ACIF na categoria que destina 20 mil reais para ampliar a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade.
Segundo a diretora de Empreendedorismo Social da ACIF, Larissa Kroeff, o apoio da entidade é importante, pois gera uma corrente de beneficiados. “Cada projeto, apesar do orçamento mais simplificado, foca em públicos bem específicos. São pessoas e localidades que realmente precisam de auxilio e que com certeza retribuirão positivamente à sociedade. E isto é o mais gratificante deste Programa”, destaca.
A partir de janeiro, os termos de apoio aos projetos serão assinados e a partir daí, seus organizadores já recebem uma parcela do auxílio financeiro para iniciar as atividades, que devem ser totalmente finalizadas até 31 de dezembro de 2016. O restante do valor será disponibilizado após a prestação de contas inicial. A ACIF irá acompanhar a execução dos projetos selecionados e, os que precisarem de mais de seis meses para ser executados, deverão fornecer relatórios trimestrais informando o andamento das atividades.
Nas últimas quatro edições, o PAP recebeu 170 inscrições e 18 projetos foram realizados graças ao auxilio financeiro da ACIF. As iniciativas não selecionadas estão armazenadas no banco de dados no site do Programa – www.acif.org.br/projetos/pap, e podem ser visualizadas por possíveis investidores.
Sobre os projetos do PAP 5
4ª Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva – Grupo Nação do Estado de Santa Catarina
Categoria: Inclusão de pessoas com deficiência
Sinopse: O objetivo principal é motivar, na sociedade, um amplo debate sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo, o projeto, quer contribuir para surgimento de novos profissionais no mercado de moda diferenciada, estimulando estudantes de moda e design a criar soluções que facilitem o cotidiano das pessoas com deficiência. Paralelamente, a estes objetivos, o projeto, objetiva fomentar o surgimento de um mercado de moda com foco no desenho universal, ou seja, no bem estar de todos os seres humanos, contribuindo, desta forma para a construção de uma sociedade para todos, sem distinções.
Mulheres Empreendedoras – Centro de Educação e Evangelização Popular
Categoria: Empreendedorismo
Sinopse: Proporcionar à inclusão produtiva de mulheres de baixa renda, através do artesanato, com vistas à melhoria da renda familiar, fomento ao empreendedorismo, autonomia financeira e o compromisso comunitário.
Projeto De Educação Comunitária – Integrar
Categoria: Educação
Sinopse: O projeto visa atender a demanda crescente de estudantes de baixa renda que não conseguem acesso a Universidade. Oferecendo gratuitamente curso de preparação para os vestibulares públicos de Santa Catarina bem como um acompanhamento aos ingressos durante e após sua graduação, de modo que estas pessoas possam continuar contribuindo para o desenvolvimento da suas comunidades.
Trilha para o Futuro – Irmandade do Divino Espírito Santo
Categoria: Empreendedorismo
Sinopse: Capacitar, orientar e qualificar os adolescentes atendidos pelo Núcleo Arte-Educação-NAE e Núcleo Formação e Trabalho-NUFT, por meio de oficinas temáticas com o enfoque no empreendedorismo, empregabilidade, mundo do trabalho, orientação profissional, esporte, informática e inovação tecnológica para negócios de impacto social.
Capacitação em Ecomoda – Grupo Integrado Obras Sociais
Categoria: Geração Emprego e Renda
Sinopse: Promover capacitação e geração de renda para mulheres e jovens de baixa renda e ex-presidiárias valorizando a cultura e o artesanato local através das técnicas de bordados, renda de bilro e crochê, aplicando-as em peças de vestuário numa proposta de moda com responsabilidade socioambiental, em parceria com o Programa de extensão Ecomoda da Udesc que certificará os cursos oferecidos.